LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CAPACITAÇÃO CIENTÍFICA EM NÚCLEO ACADÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Rafaelle Bezerra Colares
Autores:
  • Camila Gomes Carvalho
  • Richardson Lopes Bezerra
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As capacitações internas são estratégias bastante utilizadas pelos alunos da graduação em Enfermagem dentro de seus núcleos, ligas e grupos de pesquisa, visto que, essa técnica possibilita que os alunos troquem ideias e compartilhem conhecimento. O propósito da capacitação é levar conhecimento sobre determinado assunto para os integrantes do grupo que estão recebendo a informação e aumentar as habilidades dos discentes que estão passando informações adquiridas em pesquisas. OBJETIVOS: Relatar a experiência acerca de uma capacitação interna sobre HIV para os membros do Núcleo Acadêmico de Enfermagem Clínica. METODOLOGIA: O trabalho trata-se de um relato de experiência das integrantes do Núcleo Acadêmico de Enfermagem Clínica da Universidade Federal do Ceará, sobre a vivência de realizar uma capacitação científica para os membros do núcleo. O evento ocorreu no dia 02/06/2022 na própria universidade, em Fortaleza. Inicialmente, foram sorteados os grupos e temas para a realização das capacitações, as alunas referidas ficaram com o tema de HIV, logo após, houve uma reunião interna do grupo para separação dos tópicos e ocorreram pesquisas para a construção de uma apresentação de slides, assim, facilitando a difusão de conhecimento. Por último, foi executada a exposição do produto final obtido através das pesquisas feitas pelos membros. RESULTADOS: Por meio desta ação, percebeu-se a importância da tutoria e troca de conhecimento entre os membros, pois os alunos que receberam a capacitação interagiram com perguntas e alguns até mesmo completavam informações com seu conhecimento prévio. O momento também protagonizou ganho de conhecimento e experiência para as alunas, melhorando sua oratória e aprendizado quanto a temática. CONCLUSÃO: Percebe-se que a capacitação foi uma estratégia importante no processo de formação profissional dos discentes envolvidos, que adquiriram conhecimento e prática acerca de um tema bastante relevante no dia a dia.