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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: SOFRIMENTO MENTAL EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Bianca Barroso de Sousa
Autores:
  • Diellison Layson dos Santos Lima
  • Gustavo André Guimarães Nunes
  • Giulia Lemos de Almeida
  • Robson Pereira Assunção
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: o sofrimento mental é caracterizado pelo elevado espectro de perturbações mentais de caráter leve, também considerado de Transtorno Mental Comum (TMC), esse designado de estados de estresse, ansiedade, depressão sintomas somáticos, que ao passar dos anos não tratado, pode vir a se tornar um transtorno mental grave. Objetivo: identificar a ocorrência de transtornos mentais comuns em estudantes de enfermagem submetidos ao ensino remoto no período pandêmico. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, exploratório, descritivo, fundamentado na abordagem metodológica quantitativa. Um recorte dos resultados de um trabalho de conclusão de curso. O estudo foi realizado em uma universidade pública em Colinas Maranhão, com discentes de enfermagem que frequentavam o ensino remoto. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética sob o parecer 4.876.553. Resultados: participaram 97 estudantes de enfermagem, caracterizados predominantemente pelo sexo feminino 78,36%, ter 18 a 22 anos de idade 72,17%. A suspeição para TMC foi de 38,14%, houve associação significante ao transtorno somente ao sexo feminino e morar com os pais. Dos grupos de sintomas prevalentes foram “humor depressivo ansioso” sente-se nervoso(a), tenso(a) e preocupado(a)” com 85,57%; “diminuição da energia vital” todos relataram que “a faculdade lhe causa sofrimento” com 100,00%. Conclusão: os transtornos mentais comuns em estudantes de enfermagem foram associados ao sexo. Outras investigações relacionadas a saúde mental de estudantes de enfermagem devem ser realizadas, pois o período pandêmico pode ter marcado esse público.