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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS CUIDADOS ANTES E APÓS CATETERISMO CARDÍACO
Relatoria:
Nathalia Marques de Andrade
Autores:
  • Dayane Estephne Matos de Souza
  • Érica Sobral Gondim
  • Emiliana Bezerra Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O cateterismo cardíaco é um exame que diagnostica a existência de obstrução nas coronárias. Nesse processo, a equipe de saúde deve estar comprometida em promover a educação dos cuidados antes e após o procedimento, dessa forma, retirar dúvidas e amenizar a ansiedade que pacientes e familiares compartilham. Assim, ressalta-se, a importância do enfermeiro na prestação da assistência educacional aos pacientes que irão realizar o procedimento hemodinâmico. O estudo tem por objetivo descrever a experiência do Enfermeiro em ação educativa sobre os cuidados Pré e Pós cateterismo cardíaco. Trata-se de um estudo descritivo com base em relato de experiência de uma Enfermeira, na sala de espera da Internação Hospitalar (IH) de uma Instituição de Saúde Privada em Fortaleza-CE, durante o mês de janeiro em 2022. Participaram dez pacientes por cada ação educativa e seus acompanhantes e familiares. O público foi receptivo, colaboraram ativamente no decorrer da ação expressando suas dúvidas. Assim, é possível identificar que muitos pacientes e acompanhantes eram leigos no assunto, fato este, que gerava preocupações. A ação se dividiu em três momentos: Acolhimento e definição do procedimento, os cuidados de enfermagem e informações sobre fluxo da instituição e dúvidas. A enfermeira utilizou materiais lúdicos, como desenhos, para agregar conhecimento de forma mais simples. Percebeu-se a relevância de experiências que propiciem a transmissão de conhecimentos científico e informacional antes e após o cateterismo cardíaco. A ação educativa foi satisfatória, contribuiu na construção de conhecimento dos familiares e pacientes, assim como, no crescimento profissional em enfermagem, a partir da reflexão sobre atuação do enfermeiro na educação em saúde como ferramenta de intervenção do Processo de Enfermagem evidenciando o importante instrumento na qualidade da assistência.