LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO E INCENTIVO DA VACINAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maylana Rodrigues Linhares
Autores:
  • Poliana Veras de Brito
  • Ananda Moraes Manda
  • Joana Nágila Ribeiro Figueira
  • Antonia Vitoria Elayne Carneiro Araújo
  • Aline Miranda de Abreu
  • Joelson Santos Almeida
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A vacinação equivale uma expressiva atitude de prevenção de doenças infectocontagiosas. Apesar de ser um método com comprovação científica e usado por décadas, no período pandêmico da Covid-19, surgiram inúmeras fake News que afetaram os índices de adesão da população a esse método de prevenção em saúde pública. Assim, observou-se a necessidade de atividades de educação em saúde que reiterassem a eficácia, a segurança e a importância da vacinação e de todo o esquema vacinal do Sistema Único de Saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem na execução de ações para aprimorar o conhecimento e incentivar a vacinação com intuito de ampliar a cobertura vacinal. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência descritivo-exploratório, vivenciado por três estudantes de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Estadual do Piauí, como parte da disciplina Trabalho em Campo III: “Didática aplicada à Enfermagem-Escolar”, com turma de escola estadual do Piauí. A ação ocorreu em junho de 2022, mediante aula expositiva-dialogada sobre vacinação e imunização. Fez-se uso de apresentação de slides e vídeo para esclarecimento sobre o assunto, bem como entrega de folder com a sumarização do assunto e vacinas destinadas aos adultos. RESULTADOS: Primeiramente fez-se um apanhado histórico do surgimento das vacinas até chegarem ao território nacional, as fases de teste do processo para liberação do uso em humanos, mostrando a segurança desse. Ademais, foi explanado o funcionamento das vacinas no sistema imunológico, a partir de perguntas para buscar interação dos alunos, sendo melhor assimilado após apresentação de um vídeo ilustrando o processo de imunização no organismo. Além disso, foi enfatizado a importância e os benefícios alcançados a partir das vacinas, incluindo o esquema presente no cartão de vacina do adulto. Por fim, foi aberto uma discussão sobre as Fake News que são propagadas nas mídias sociais para derrubar a cobertura. ANÁLISE CRÍTICA: Observou-se que apesar dos alunos já apresentarem certa proximidade com o tema, havia muitas dúvidas acerca da eficácia das vacinas e sobre o processo de imunização. CONCLUSÃO: As ações de educação em saúde contribuíram para a formação das acadêmicas por propiciarem o contato com as necessidades da comunidade, a qual teve suas demandas entendidas e orientadas.