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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
INCENTIVANDO O REGISTRO DE TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMEIROS NO ESTADO DA PARAÍBA
Relatoria:
ROZILEIDE MARTINS SIMÕES CANDEIA
Autores:
  • ALANA VIEIRA LORDÃO
  • RENATA LIVIA SILVA FONSECA MOREIRA DE MEDEIROS
  • JOSE GOMES DA SILVA JUNIOR
  • MAYARA MUNIZ PEIXOTO RODRIGUES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O campo de atuação do enfermeiro é amplo e exige cada vez mais qualificação. O caminho da educação continuada, funciona como expediente que agrega diferencial no mercado de trabalho, propiciando a projeção profissional através de competências e habilidades para excelência da assistência de enfermagem. Sendo o conselho regional de enfermagem autarquia que confere ao enfermeiro o direito do exercício profissional, o registro do título de pós-graduação (TPG) tem caráter obrigatório para atuação profissional no âmbito da formação específica. OBJETIVOS: Relatar a experiência de construção de projeto de intervenção para incentivar o registro de títulos de pós-graduações no Conselho Regional de Enfermagem, no estado da Paraíba. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento de atividade da Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba(COREN-PB), na construção de uma proposta de projeto de intervenção tendo como objetivo fomentar a compreensão dos profissionais de enfermagem acerca da relevância do registro do TPG incentivando o acesso ao processo de submissão pelos enfermeiros. O projeto é fruto de reuniões entre a CTEP e o setor de registro de pós-graduações do COREN-PB, sendo identificado os principais pontos: o baixo registro de TPG, a incompreensão da necessidade e o reflexo do registro para a qualificação do enfermeiro apoiada em critérios acadêmicos e técnico-científicos. RESULTADOS: Da compreensão da Resolução 625/2020, da importância do enfermeiro qualificado para prestar assistência de qualidade e da identificação dos fatores limitantes à adesão ao registro do seu TPG, formulou-se um projeto de intervenção tendo como ação ampliar a conexão com os enfermeiros da prática assistencial. Assim, foi planejada uma agenda de visitas aos estabelecimentos de saúde, com reunião dos responsáveis técnicos (RT) e esclarecimentos de dúvidas quanto ao registro e sua importância, bom como o agendamento de data oportuna para solicitação dos registros pelos enfermeiros da instituição. CONCLUSÃO: projeto relevante para a prática do exercício profissional qualificado e de acordo com os preceitos acadêmicos, científicos e éticos. Um ponto de destaque é a resistência dos profissionais no registro do TGP, embora este processo corra sem custos financeiros junto ao conselho. Ressalta-se o caráter de inovação da proposta, que agrega conhecimento e empoderamento à prática profissional de enfermagem.