Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ACARAPE
Relatoria:
ELVIRA ADÉLIA CÁ
Autores:
- Nghalna da Silva
- Ana Caroline Rocha de Melo Leite
- Davide Carlos Joaquim
- Conceição Lavinas Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O desenvolvimento infantil é compreendido como a capacidade progressiva da criança de realizar funções cada vez mais complexas, por meio da interação entre os fatores biológicos, culturais e sociais. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento de crianças atendidas em consulta de puericultura em unidades básicas de saúde de um município cearense. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal e de abordagem quantitativa, conduzido com crianças atendidas no Centro de Saúde de Acarape e no Posto de Saúde São Benedito (Acarape – CE), no periodo de fevereiro a julho de 2021. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclerecido e assentimento, foi aplicado um questionário às mães, abordando aspectos socioeconômicos. Em seguinda, foi avaliado o desenvolvimento infantil, aplicado o Teste de Triagem de Denver II (TTDD-II), que analisou as seguintes áreas do desenvolvimento infantil: - físico (motor grosso e motor fino-adaptativo); - psicossocial e de linguagem. Os dados foram organizados no programa Excel for Windows versão 2013, e analisados pelo programa Epi Info, versão 7.2.1.0. Resultados: Das 70 crianças que participaram do estudo, 51,43% eram do sexo feminino, 81,43% tinham idade menor ou igual a 12 meses e 60,00% eram pardas. Quanto às questões socioeconômicas, 90,00% das familias das crianças vivem com a renda mensal de até um salário mínimo, 71,43% afirmaram receber algum tipo de beneficio social, 54,29% residem em casa alugada e 90,00% conviviam com até cinco pessoas por domicílio. Em relação ao TTDD-II, no que concerne ao resultado da avaliação pelo número de testes, 96,71% crianças apresentaram o desenvolvimento normal no domínio motor fino; 96,97% no motor grosso; 94,01% no domínio psicossocial e 91,01% no domínio de linguagem. Sobre à avaliação geral do TTDD-II, 97,14% e 97,14% das crianças apresentaram o desenvolvimento normal no domínio motor fino e grosso, respectivamente. Ainda, 91,43% das crianças apresentaram desenvolvimento normal no dominio psicossocial e 87,14% no domínio de linguagem. Conclusão: A partir dos resultados obtidos, apesar do perfil socioeconômico familiar desfavorável, as crianças apresentaram desenvolvimento adequado para idade nos domínios físico, psicossocial e de linguagem.