Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS DE ENSINO EM ENFERMAGEM E OS DETERMINANTES DA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FRANCISCA GEISA SILVA MARTINIANO
Autores:
- Brena Lara Rocha Amarante
- Silvia cristina machado Vasconcelos
- Anagelma Moreira Aguiar
- Alana Aguiar Albuquerque
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Na conceituação do processo de aprendizagem Skinner diz que um sujeito aprende quando produz modificações no ambiente. Isto significa que algo de novo lhe foi ensinado de forma a se tornar mais adaptativo, passando então a ser emitido um novo comportamento pelo indivíduo. O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento. O professor deve oportunizar situações de aprendizagem em que o aluno participe ativamente desse processo. OBJETIVO: Relatar a experiência das metodologias de ensino em enfermagem e os determinantes da aprendizagem. METODOLOGIA: O estudo trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, realizado por docentes e discentes de enfermagem em um Centro Universitário no interior do estado do Ceará no período de novembro de 2020, onde a discussão da temática iniciou-se a partir da disciplina de didática em Enfermagem ministrada no 4º semestre. A princípio foi abordado o assunto relacionado aos determinantes da aprendizagem, logo após, na avaliação da disciplina foi organizado um mural no pátio da instituição, onde foi colado perguntas sobre o tema espalhados em envelopes onde no centro foi fixado o placar, poderia participar dois jogadores onde os mesmos teriam que responder se a informação repassada relacionada ao assunto seria verídica ou não. O ganhador com o maior número de acertos, junto com os envolvidos usufruíram dos brindes. RESULTADOS: No decorrer do momento, os envolvidos mostraram-se bastante interessados no assunto. Com base no explanado, notou-se que todos conseguiram entender de forma clara como devemos estarmos cientes dos determinantes de aprendizagem e formas que se pode trazer estes para a área da saúde de maneira a contribuir de forma efetiva para um cuidado qualificado. CONCLUSÃO: Diante do assunto exposto, notou-se que enquanto profissionais de saúde devemos estar sempre procurando fazer da nossa prática, seja no ambiente de assistência ou até mesmo de sala de aula, um fazer constante baseado em práticas educativas de ensino-aprendizagem de forma mutua e contínua. Assim, as metodologias de ensino nos auxilia de forma positiva, podendo ser a ponte do conhecimento, esse sendo transferido de forma compreensiva e clara para o desenvolvimento do aprendiz e do professor.