LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRUTURAÇÃO DE ESTAÇÃO SIMULADA: CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO
Relatoria:
Leila Borges Manso
Autores:
  • Flaviana Vely Mendonça Vieira
  • Ana Paula Assunção Moreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A simulação é uma estratégia educativa interativa, com atividades estruturadas de situações que representam a realidade. Uma etapa importante da simulação é a estruturação da estação simulada que precisa ser autêntica, garantindo qualidade e validade do conteúdo, apoiando objetivos e resultados. OBJETIVO: Descrever as etapas para a estruturação de uma estação simulada para o treinamento de gestantes e acompanhantes sobre cuidados com o recém-nascido (RN). MÉTODO: Estudo metodológico, com estruturação da estação simulada completa, idealizado durante a disciplina de simulação clínica, da Universidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2022. RESULTADOS: Primeiramente foi escrito o caso clínico. Em seguida, o mesmo foi transformado em encomenda, com o tema cuidados com o RN. População alvo: Gestantes e seus acompanhantes. Participantes: 08 a 16. Duração: 40 minutos. Objetivos de aprendizagem: Gestantes e os acompanhantes realizarem cuidados básicos com o RN (troca de fralda, banho e higiene do coto umbilical). Desenvolvendo as competências de cuidados a serem realizados nos primeiros dias de vida do RN. Distrator: moulage de mecônio. Tipo de simulação: clínica para treinamento de habilidades, com caso clínico de pós parto normal e necessidade de realizar troca de fralda, banho e higienização do coto umbilical do RN. Cenário: Alojamento conjunto de uma maternidade pública. Após a devolutiva da encomenda, foi realizada a estruturação da estação simulada completa, com instruções para as gestantes e acompanhantes (cenário e tarefas), para o cenário (descrição, recursos - humanos, materiais e para os participantes) e para os facilitadores (caso, cenário, recursos, finalidade e informações), bem como check list de montagem e de avaliação. CONCLUSÃO: A estruturação da estação simulada foi pensada de modo a permitir a aprendizagem de habilidades práticas, num ambiente seguro, com oportunidade de discutir os passos técnicos, esclarecendo as dúvidas.