LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DA ESCALA DESIGN DE SIMULAÇÃO NA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Camila Emanuelle Silva de Araujo
Autores:
  • Eveline Pinheiro Beserra
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A simulação realística é uma estratégia utilizada na formação dos estudantes de enfermagem, proporcionando um espaço de transformação e reflexão para o desenvolvimento de competências essenciais ao cuidado centrado no paciente. Objetivos: Avaliar o uso da simulação realística na formação do enfermeiro. Metodologia: Estudo observacional transversal. As simulações ocorreram entre agosto de 2021 e janeiro de 2022. A amostra foi composta por 70 estudantes do quarto semestre de graduação em enfermagem. As simulações foram produzidas por docentes e por discentes do sexto e do oitavo semestre. O estudo foi realizado no laboratório de práticas de enfermagem de uma instituição de ensino superior pública em Fortaleza. A Escala de Design de Simulação contêm cinco dimensões: Objetivos e informações; Apoio; Resolução de problemas; Feedback/reflexão; e Realismo, contando com 20 itens. O estudo preservou o anonimato dos participantes e obteve o consentimento por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sendo aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará com parecer 3.577.232. Resultados: Um caso clínico e o cenário das simulações foram desenvolvidos por alunos e pela professora orientadora. A simulação ocorreu na disciplina de “Laboratório de Fundamentos de Enfermagem”. Cada simulação perdurou por aproximadamente 40 minutos. As simulações foram estruturadas da seguinte forma: apresentar o estudo de caso aos estudantes, aguardar 15 minutos para a reflexão e o planejamento das ações, seguindo, para a exposição do plano de ação elaborado pelos estudantes. Por fim, foi realizado um momento de feedback da simulação com o debriefing. Após o encerramento da simulação, foi aplicada a Escala de Design da Simulação. O percentual de satisfação geral da escala foi de 70% obtido pela média aritmética dos itens. As dimensões de "Feedback/reflexão" (86,80%) e "Apoio" (75,70%) obtiveram maior percentual de satisfação, demonstrando que os alunos ficaram mais satisfeitos no feedback, nos comentários e no apoio fornecido pelo professor e pelos colegas no processo de ensino-aprendizagem. “A simulação permitiu-me analisar meu próprio comportamento e ações” foi o item de maior pontuação (91,40%). Por outro lado, a dimensão “Realismo" foi a menor pontuada com 52,90%. Conclusão: Portanto, os resultados da escala possibilitaram a percepção que o cenário construído permitiu a reflexão do discente acerca da futura prática clínica.