Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRATAMENTO HEMODIALÍTICO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA
Relatoria:
PAULA VITÓRIA COSTA GONTIJO
Autores:
- Alynne Radoyk Silva Lopes
- Ana Hélia de Lima Sardinha
- Alana Gomes de Araújo Almeida
- Isaura Leticia Tavares Palmeira Rolim
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde é uma prática de caráter transversal que permite a configuração de uma política de saúde de forma compartilhada, sendo essencial no que se refere às ações que acontecem na relação direta dos serviços com os usuários. Objetivo: Relatar a experiência de atividade educativa com pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Metodologia: Este estudo consiste em um Relato de experiência acerca de educação em saúde, realizada por acadêmicas de enfermagem com pacientes em tratamento hemodialítico na cidade de Imperatriz-MA. Esta pesquisa pontuou desde o planejamento à execução da atividade intitulada por: medicamentos utilizados como adjuvantes do tratamento hemodialítico. Resultados: A elaboração da palestra se deu por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Também foi realizada apresentação prévia da atividade educativa para correções e adequações da linguagem, bem como para promover discussão entre a equipe objetivando uma melhor capacitação da mesma. As palestras foram realizadas durante a terapia hemodialítica aos pacientes da clínica, momento em que participavam e tiravam dúvidas a respeito da terapia farmacológica. Além da presença dos pacientes, também conteve parte da equipe multiprofissional composta pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Essas palestras foram ministradas utilizando como recurso equipamentos multimídia, buscando oferecer conhecimento aos pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise promovendo assim uma melhora no seu cuidado. Conclusão: As atividades educativas com os pacientes proporcionaram enriquecimento tanto para a equipe, quanto para os pacientes, uma vez que fortalece os vínculos entre ambas as partes. Deste modo, esse intercâmbio de saberes e práticas resultou em um maior conhecimento a respeito dos medicamentos que consumiam.