Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O campo de prática e seus reflexos na formação do estudante
Relatoria:
AMANDA DE OLIVEIRA GALVÃO
Autores:
- Isabela Macedo Vitorino dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Na atualidade observamos um cenário de mercado de trabalho caracterizado pela seleção de profissionais com competências técnicas e científicas baseadas em princípios éticos e humanísticos. Diante dessa situação é compreensível que o ensino superior media a formação do pensamento crítico, construtivo e reflexivo durante a formação desses futuros profissionais. A atividade estagiária é essencial para um maior aprendizado do discente e é de suma importância para ajudar a desenvolver competências, atribuir responsabilidades, formando profissionais de forma mais completa propiciando um momento único e fundamental, além de, possibilitar uma aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cumpridas durante o curso de graduação em enfermagem (Negreiros et al., 2018). Objetivos: Evidenciar por meio deste relato de experiência a importância do estágio para a formação de alunos do curso de graduação e residentes multiprofissionais da enfermagem. Metodologia: O presente estudo trata-se de um relato de experiência acerca dos aspectos vivenciados pelos autores na oportunidade da participação em um estágio não obrigatório no período entre setembro a junho de 2022, o estágio ocorreu campo de urgência e emergência de um hospital universitário em Uberlândia-MG e os alunos trabalhavam em conjunto com a residência multiprofissional em enfermagem com o compartilhamento de conhecimentos em uma estratégia de ensino-aprendizagem. Resultados e conclusão: A experiência neste estágio proporcionou sobretudo, um aprendizado diferenciado, por não se tratar apenas de uma prática observacional, mas de ação e intervenção, o que avalia a capacidade de decisão e as habilidades do aluno durante as internações e cuidados de enfermagem. Foi possível observar que o aprendizado gerou nos estudantes um sentimento de maior preparo para o mercado de trabalho, oferecendo uma visão da realidade e da rotina dentro de um setor de urgência e emergência. As experiências vivenciadas também permitiram o desenvolvimento das relações pessoais com a equipe de trabalho e demonstrou para os alunos e os residentes a importância do trabalho em equipe e do trabalho multidisciplinar, além de contribuir para o avanço pessoal e profissional de todos.