Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A CONFECÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Camila Emanuelle Silva de Araujo
Autores:
- Sara Quézia Fonseca Ferreira
- Daniele Costa de Assis
- Amanda Guilhermino Aragão
- Eveline Pinheiro Beserra
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A evolução da tecnologia associada à evolução científica, trouxe consigo necessidades de maior preparo profissional nos cursos de Enfermagem, modificando o formato da transmissão dos conhecimentos, promovendo, assim, uma formação de qualidade e humanizada. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de graduação em enfermagem na construção de vídeos educativos para o ensino de enfermagem. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência sobre a perspectiva de acadêmicos de enfermagem na confecção de vídeos educativos para a monitoria de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem. Os vídeos foram produzidos entre abril de 2021 e julho de 2022. O público-alvo foi os estudantes de graduação em enfermagem que cursavam o quarto semestre em uma instituição pública de ensino superior. Docentes e discentes de variados semestres, monitoras da disciplina, de uma instituição de ensino superior pública gravaram e editaram os vídeos. Os vídeos fizeram alusão ao passo-a-passo de procedimentos e técnicas básicas de enfermagem e foram gravados no laboratório de práticas de enfermagem de uma instituição pública de ensino superior em Fortaleza. Os vídeos foram disponibilizados na plataforma Google Sala de Aula. Resultados: Foram feitos quinze vídeos com as seguintes temáticas: higienização das mãos, curativos, preparação e administração de medicamentos, punção venosa, soroterapia, aspiração de traqueostomia, oxigenoterapia em máscara simples, cateter tipo óculos, cateter nasal simples, máscara de Venturi, sondagem nasogástrica, sondagem nasoenteral, cateterismo vesical de alívio e cateterismo vesical de demora. Nos vídeos foram demonstrados apenas os procedimentos técnicos com os passos explicados por legendas. Os vídeos têm duração entre 02m:26s a 09m:39s, sendo o vídeo sobre higienização das mãos o de menor duração e o de preparação e administração de medicamentos de maior duração. Os vídeos foram editados em plataformas de edição de vídeo, como o Capcut e Inshot. O processo de criação e edição de vídeos foi explorado pelas estudantes que adquiriram habilidades na tecnologia para além de procedimentos técnicos de enfermagem. Conclusão: Isto posto, com o advento da tecnologia e de novas formas de comunicação, o ensino de enfermagem alcança novas formas e áreas para garantir o processo de ensino-aprendizagem.