Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS POR UMA LIGA ACADÊMICA MEDIADA POR TECNOLOGIAS LEVES
Relatoria:
Susany dos Santos Tenório
Autores:
- Cleyslla Conde Botelho
- Rita de Cássia Serra Furtado
- Arthur Filocreão dos Santos Oliveira
- Joyce dos Santos Freitas
- Letícia Inês Maués Moraes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade é uma associação de discentes fundada para complementar a formação acadêmica por meio do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, e visa à promoção e prevenção de saúde de populações vulneráveis, como as populações ribeirinhas. OBJETIVO: Descrever atividades educativas mediadas por tecnologias leves realizadas com crianças ribeirinhas durante uma extensão universitária. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, executado por discentes de enfermagem voluntários de uma Liga Acadêmica, durante o mês de maio de 2022, em uma escola pública ribeirinha no Pará, referente a atividades educativas mediadas por tecnologias leves. RESULTADOS: As ações desenvolvidas contaram com a presença de 23 crianças entre a faixa etária de 3 a 12 anos. As temáticas escolhidas para tal ação foram: prevenção de acidentes por animais peçonhentos, prevenção de escalpelamento, prevenção de afogamento, prevenção de violência sexual infantil, e promoção de saúde bucal. Para tais atividades foram elaboradas tecnologias que auxiliassem na apresentação do tema de forma lúdica, simples e de fácil compreensão. Sendo assim, os ligantes criaram um jogo de memória adaptado e cartazes com figuras para tratar dos três primeiros assuntos supracitados, um painel ilustrativo e desenhos com bonecos representando o sexo masculino e feminino e onde é permitido ou não tocar para abordar sobre violência sexual, e instrumentos como escovódromo e bonecos de pelúcia para incentivar bons hábitos de higiene bucal e prevenir doenças. Além disso, foram disponibilizados kits de saúde bucal para cada criança no momento de apresentação para praticarem. CONCLUSÃO: A metodologia aplicada foi de suma importância, pois as crianças foram participativas, tiraram dúvidas, relatavam seus conhecimentos prévios e demonstraram aprendizado nos momentos de feedback. Além disso, a experiência proporcionou aos ligantes um aprimoramento de habilidades para trabalhar com crianças e um maior conhecimento de problemas de saúde presentes no cotidiano de crianças ribeirinhas e como abordá-los durante a prática de enfermagem.