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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SER ENFERMEIRO(A): RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM UMA MOSTRA DE PROFISSÕES
Relatoria:
Cláudio Felipe de Oliveira
Autores:
  • Júlia Monteiro de Morais
  • Gabriel Henrique da Rocha Oliveira
  • Bonno Pina Olmedilha
  • Beatriz Santana Caçador
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Decidir qual profissão escolher é uma tarefa difícil. Para isso, ter um vasto conhecimento acerca das atividades de cada ofício é de suma importância para o reconhecimento das afinidades quanto às diferentes profissões. Entre as diversas atividades laborais, está a Enfermagem, a qual possui, de acordo com Wanda Horta, os objetivos de recuperar, manter e promover a saúde dos seres humanos. Assim, a Enfermagem proporciona práticas de cuidado em todos os ciclos de vida das pessoas, considerando seu contexto social, cultural e econômico. É, pois, uma profissão de grande relevância no conjunto da sociedade. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes ao realizarem uma exposição sobre a Enfermagem em uma feira de profissões. MÉTODO: O trabalho consiste em um relato de experiência de cunho descritivo, o qual narra como um grupo de estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresentou o que é ser enfermeiro(a) para estudantes do ensino fundamental I e II e ensino médio do Colégio Nossa Senhora do Carmo da cidade de Viçosa, Minas Gerais. Tal evento foi promovido por essa instituição de ensino, em seu espaço físico, nos dias 14 e 15 junho de 2022. RESULTADOS: Os acadêmicos se dividiram em grupos por escala de horário, sendo que cada indivíduo ficou responsável por uma função: realizar simulação de diferentes agravos e aspectos em saúde, fotografar a apresentação e distribuir panfletos a respeito da profissão, bem como das oportunidades acadêmicas que podem ser acessadas dentro da universidade. Assim, os estudantes puderam se dedicar no que se refere à explanação quanto à atuação do profissional de enfermagem, assim como abordar as cinco dimensões do cuidar (pesquisa, gerência, política, educação e assistência). A dimensão assistencial e educativa tiveram mais destaque mediante a abordagem sobre planejamento familiar e o uso de métodos contraceptivos, reabilitação por meio da explicação de procedimentos implementados no tratamento de ferida e cura mediante simulação de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) infantil. CONCLUSÕES: Verificou-se que foi possível, além da propagação de conhecimentos a respeito das funções e possibilidades de atuação de um enfermeiro, o desenvolvimento da educação em saúde. Isso porque os grupos trabalharam simulação de procedimentos capazes de beneficiar a qualidade de vida, valorizar a autoestima, evitar agravos, restabelecer os sinais vitais e conceber um planejamento reprodutivo.