Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A CRIANÇA ENQUANTO CATEGORIA SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luis David Felix Vieira
Autores:
- Raiane Araújo Cavalcante
- Thais Livia Ribeiro Teixeira
- Maria Eduarda Vasconcelos Pereira
- Luciana Maria Montenegro Santiago Souza
- Danielle d´Ávila Siqueira Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Como alunos do 5º semestre do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Luciano Feijão, Sobral-Ceará, no período de janeiro à junho de 2022 cursamos a disciplina Cuidados de Enfermagem à Criança, tendo como professora/orientadora Msª Danielle d’Ávila, a qual iremos destacar neste estudo pelo fato de ter a possibilitado o aprendizado de forma dinâmica em conteúdos teórico-práticos, além de vivências praticas na área de saúde coletiva e familiar. Os conteúdos programáticos abordados em sala de aula de cada unidade foram ministrados de forma dinâmica e didática, através de materiais expositivos como vídeos, filmes, exercícios, observações e estudo de casos, leituras de artigos e textos, além de discussões em grupos. O conteúdo foi desenvolvido em doze aulas que abordavam sobre a situação da criança quanto ao seu desenvolvimento social, escolar e familiar, além da observação sistematizada sobre conceitos de crescimento e desenvolvimento em cada aspecto referente à faixa etária infantil. Para que pudéssemos colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos, foi nos proporcionado momentos de reflexão coletiva sobre o processo de desenvolvimento da criança em seus aspectos sociais visto numa vídeo aula da novela “Carrossel”. Além disso, foi proposto a identificação da estrutura familiar das crianças vistas no capítulo para posterior discussão em sala de aula também. Face ao exposto, a experiência vivenciada no processo de aprendizado sobre a criança enquanto categoria social desenvolveu-se através do estudo de sua estrutura familiar, escolar e a vida em sociedade. Vimos a família remetendo ao primeiro núcleo social que a criança tem contato e se desenvolve, e que no episódio da novela exposta havia várias estruturas como do tipo nuclear, aquela normalmente composta pelos pais e seus filhos. Percebemos também que a escola desenvolve um papel importante no desenvolvimento socioafetivo da criança, aflorando sentimentos como empatia para com o outro, algo bastante notório no capitulo visto, quando os alunos preparam uma despedida para um dos colegas que era paraplégico. A metodologia proposta pela professora/orientadora foi de suma importância para a nossa futura formação profissional, pois foi possível analisar a criança como uma categoria social e a importância da família e escola no desenvolvimento pleno infantil de forma didática e envolvente.