LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO DE SEMIOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DURANTE O CENÁRIO DE COVID NO ENSINO HIBRIDO
Relatoria:
Louise Souza Duncan
Autores:
  • Ingrid Andrade Barbosa
  • Enfª Jessica Lopes
  • Andreyna Luiza Maciel dos Santos
  • Loyana Lima cruz
  • RAIANE VIERA DOS SANTOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Diante o cenário mundial de pandemia de COVID – 19, realizou-se no Brasil ações de isolamento e distanciamento social a fim de prevenir a propagação da COVID-19. Dentre essas medidas, destaca-se a suspensão das aulas a atividades presenciais pelas instituições de ensino. A partir disso, as instituições universitárias do Brasil se readequaram conforme a própria velocidade na tentativa de fornecer a continuidade do ensino na graduação diante do novo cenário instalado pela pandemia. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência do ensino da disciplina de Semiologia na metodologia de ensino híbrido e o impacto dessa metodologia sobre a formação do profissional enfermeiro em um cenário de COVID-19 na cidade de Manaus, portanto, trata-se de um relato de experiência do ponto de vista acadêmico de uma universidade de ensino privado na cidade de Manaus, durante a flexibilização estadual. As mudanças no sistema de ensino educacional devido à pandemia da COVID-19 precisaram ser efetuadas rapidamente, assim, os professores necessitaram transpor conteúdos e adaptar as aulas presenciais para as plataformas online e com o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Notou-se uma grande dificuldade vindo de docentes e discentes que possuem baixa afinidade pela tecnologia na hora do manuseio da plataforma, além de desafios como adaptação à nova tecnologia, conciliar atividades acadêmicas com afazeres domésticos, interferências na comunicação entre professor e aluno, e atividades práticas insuficientes devido ao modelo híbrido adotado.