Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
DESENVOLVIMENTO DE UM PODCAST EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O EXAME FÍSICO NO ADULTO
Relatoria:
AMANDA DA SILVA MELO
Autores:
- Deyvylan Araujo Reis
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A capacidade de avaliar pacientes é uma das habilidades da enfermagem mais importantes, logo, é necessário que esse assunto seja aprimorado durante a graduação. Desta forma, o uso de diferentes tecnologias como instrumentos pedagógicos surge como um grande aliado ao aprendizado em enfermagem. E entre as diversas tecnologias que podem ser utilizadas para fins educacionais, pode-se citar o podcast, um instrumento que tem sido amplamente divulgado e que consiste em um formato de mídia que permite produzir materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato de episódios de áudio para acesso a qualquer hora e lugar. Objetivo: apresentar a construção de um podcast como tecnologia educacional sobre o exame físico no adulto para o acadêmico de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico. O processo de construção do podcast foi composto por duas etapas: 1) busca na literatura cientifica para seleção dos conteúdos a serem abordados e 2) elaboração, gravação e edição dos episódios do podcast. Resultados: A primeira etapa da construção do podcast consistiu na busca na literatura com o intuito de descobrir em quais áreas do exame físico os estudantes encontram mais dificuldades e com base nesses resultados, iniciou-se a segunda etapa do estudo, sendo esta a elaboração e gravação dos episódios do podcast. Cada arquivo de áudio tratou sobre o exame físico do adulto específico de um sistema do corpo humano. O podcast foi intitulado “Descomplicando o exame físico”, com episódios de duração moderada. A ferramenta escolhida para edição e gravação dos episódios foi o Anchor, um aplicativo gratuito disponível para iPhone e Android, em que vários podcasts são publicados. Por meio dele, qualquer pessoa pode ouvir os podcasts gratuitamente que estão lá disponíveis, bem como gravar um próprio, editar e publicar, além de poder reagir aos programas ouvidos e ter sua participação compartilhada no mesmo ambiente. Tal ferramenta foi selecionada por ser gratuita e de fácil acesso aos estudantes que não possuem as plataformas pagas. Conclusão: O exame físico é um elemento primordial para o profissional enfermeiro e durante a graduação, o estudante recebe uma bagagem muito grande de informações que favorecem o esquecimento. Logo, o podcast surge como uma estratégia de fixação e aprimoramento do conhecimento, por isso deve-se encorajar a criação e uso dessa ferramenta entre estudantes como um facilitador de aprendizagem.