LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TRAJETÓRIA COMO INICIANTE CIENTIFICA EM SAÚDE MATERNO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Anna Karolynne Moura Alves
Autores:
  • Léa Dias Pimentel Gomes Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As instituições de ensino superior têm um papel de promover ensino e capacitação para o aluno e pode possibilitar, com a ajuda de projetos, espaços para ampliar os seus conhecimentos durante a vida acadêmica. Nesse sentindo, a iniciação cientifica tem como objetivo proporcionar uma experiência através de metodologias educativas, orientadas para desenvolver habilidades no estudante que podem ser úteis em toda a sua vida profissional. A proposta da iniciação cientifica é didática e prática, com intuito de disponibilizar aos iniciantes situações do cotidiano dos profissionais de enfermagem que trabalham a partir dos resultados obtidos de estudos, como os que são realizados durante as pesquisas, observando as demandas e particularidades de cada região. OBJETIVO: Relatar a experiência da participação de acadêmica de enfermagem em uma iniciação cientifica de Saúde Materno infantil. METODOLOGIA: Trata-se do relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem em um projeto de iniciação cientifica. Experiências vivenciadas em uma universidade particular no município de Fortaleza no primeiro semestre de 2022 RESULTADOS: Inicialmente o projeto desperta interesse devido o desejo de aprender a redigir trabalhos, construir projetos e aprofundar os métodos de pesquisa. O ingresso no programa de iniciação científica se inicia com um processo seletivo, onde é explicitado todos os requisitos e atividades que serão desempenhadas. O programa convida as integrantes da iniciação cientifica a participar de pesquisas de campo, produzir e apresentar trabalhos acadêmicos, participar de palestras e cursos, ensinar e levar conhecimentos a outras pessoas, desenvolver e trabalhar em equipe e formar opiniões sobre os assuntos discutidos em reuniões de planejamento, fazendo que o iniciante se sinta parte importante e com voz de decisão no projeto. A orientação recebida durante o programa, acompanha todos os avanços da equipe e contribui com diversas propostas que são viáveis a enriquecer a aprendizagem e percepção dos alunos. CONCLUSÃO: No decorrer do projeto a proposta curricular visa preparar o aluno para a vida profissional apresentando oportunidades no âmbito educacional aperfeiçoando os conhecimentos e desenvolvendo as potencialidades durante as pesquisas realizadas para o desenvolvimentos dos trabalhos, foi possível vivenciar a valorização de cada intervenção e entender que todo tipo de pesquisa tem o propósito de melhorar o direcionamento dos profissionais.