Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM NAS REDES SOCIAIS
Relatoria:
Ingrid Dutra de Araújo Lima
Autores:
- João de Deus de Araújo Filho
- Ramila Monteiro Marinho
- Letícia Gabriela Pereira de Albuquerque
- Elioenara Ribeiro de Sousa
- Maria Eduarda Escala de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Atualmente observa-se a importância de divulgação dos conteúdos nas redes sociais de caráter científico e seus meios de pesquisas com fontes de dados ou artigos científicos confiáveis.É tendência a produção de conteúdo científico interativo, dinâmico e de ampla divulgação, com referências atualizadas e que potencialize a discussão sobre a produção de conteúdo digital de qualidade para a enfermagem e que os internautas atingidos possam ter acesso a um conteúdo baseado em evidências.Relatar a experiência da produção de conteúdo científicos de um projeto de extensão.Relato de experiência de acadêmicos do 3 eixo do curso de enfermagem do Centro Universitário Facex (UNIFACEX), durante a participação num projeto de extensão chamado Produção de conteúdo científico de informação e comunicação para enfermagem.Na produção dos conteúdos científicos e interativos, utilizamos o aplicativo CANVA, com a finalidade de editar fotos, cores, imagens, textos, slides, entre outros; para post no Instagram, WhatsApp, Twitter e outras redes sociais.Foram feitos vários tipos de produções de imagem, vídeo autoral, infográficos, post e story, com diversas temáticas, sempre conforme a autorização escrita dos autores dos produtos, sem violar os direitos de imagem pessoal e contendo referência bibliográfica. Diante dessa experiência vivenciada e dos conhecimentos adquiridos, conseguiram identificar a importância e a contribuição das mídias sociais no âmbito da enfermagem, e os resultados (positivos) alcançados através da plataforma.Esse tipo de informação, resultado das pesquisas, é divulgado as comunidade de enfermagem por meio de sites, redes sociais e principalmente noticiários, e as vezes de forma inverídica, sendo extremamente importante o uso da tecnologia da informação como estratégia educativa.
REFERÊNCIAS:KURAAMOTO, Hélio. Informação científica: proposta de um novo modelo para o Brasil. Scholarly information: purpose of a new model for the Brazil, Brasília, ano 2, v. 1, n. 35, 10 ago. 2006. rede social, p. 91-102. DOI scielo. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/RcPCvVSyQ6dx7RcmJFLnbxL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jun. 2022.