Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIA ACADÊMICA NA UNIDADE DE NEFROLOGIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MANAUS-AM
Relatoria:
Beatriz Nunes da Silva
Autores:
- Eurides Souza de Lima
- Amanda da Silva Melo
- Cliviane Farias Cordeiro
- Elison Gonçalves da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estágio é a etapa final da graduação no qual o discente tem a oportunidade de atuar no campo prático, e irá dar continuidade para o exercício de uma carreira profissional. No graduação de enfermagem, o estágio curricular é de fundamental importância, uma vez que compreende uma extensa carga horária prática possibilitando a atuação do discente em um serviço de saúde. Uma das possibilidades de realização do estágio é no serviço de nefrologia, e que proporciona capacitar o estudante. Objetivos: Descrever a vivência acadêmica na unidade de nefrologia em um hospital universitário de Manaus-Am. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pelas acadêmicas de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) do município de Coari, e estado do Amazonas pertencente a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com uma abordagem descritiva e observacional. Resultados: A experiência foi realizada por meio do estágio curricular I e percorreu em três etapas, a primeira ocorreu quando as acadêmicas tiveram o primeiro contato com a unidade de Diálise, ao chegar no primeiro horário participava da ligação e lavagem da máquina de hemodiálise, é preciso realizar esses procedimentos para que aja condições de processar uma hemodiálise com segurança, com o objetivo de remover o ácido paracético que fica circulando na máquina, esse ácido faz uma desinfecção química na máquina e é preciso removê-lo antes da hemodiálise, porque ao entrar em contato com o paciente o resultado pode ser fatal, são realizados testes para ter certeza que esse ácido paracético não esteja mais circulando na máquina. Na segunda etapa foi distribuído às acadêmicas o cuidado de dois pacientes, todas ficaram responsáveis de prestar o cuidado de enfermagem. Na terceira e última etapa foi observado as atribuições das enfermeiras responsáveis do plantão, como a gerência do setor, divisão da escala dos técnicos, os procedimentos realizados, a conduta adequada quando havia intercorrências e todo processo de enfermagem. Conclusão: Conclui-se que a vivência e a experiência de um estágio na graduação no setor de nefrologia são relevantes, pois podem ser vislumbradas realidades diferentes, as quais podem auxiliar na construção de profissionais mais comprometidos com as diferentes necessidades dos pacientes. Tais questões contribuíram para a construção acadêmica, permitindo uma interação com a equipe, e principalmente o vínculo com os pacientes.