LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
DIDÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Relatoria:
Brenda Pinheiro Evangelista
Autores:
  • BRENO PINHEIRO EVANGELISTA
  • LUIZA MARIA FERREIRA SILVA
  • LUCIANA BARRETO ARAÚJO
  • LAURADELLA GERALDINNE SOUSA NÓBREGA
  • MARA CIBELLY DA SILVA PINHEIRO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: As estratégias inovadoras no ensino realizadas por docentes potencializam a aprendizagem e favorecem a prática pedagógica com excelência. Vale destacar que no curso de ensino superior em Enfermagem, disciplinas como urgência e emergência necessitam de uma abordagem prática e holística para adquirir o perfil profissional nas atividades profissionais futuras. Desta forma, é primordial que os alunos tenham propostas inovadoras de ensino durante a formação em saúde, e que contemplem as necessidades e os desafios enfrentados no contexto profissional, sendo que existem diversos protocolos para situações emergenciais em todos os setores de atuação do enfermeiro. Objetivos: Analisar, por meio da literatura, as principais estratégias de didáticas inovadoras utilizadas no ensino da disciplina de urgência e emergência no curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa, realizada por meio de seis fases. Nesse sentido, formulou-se a seguinte pergunta norteadora: quais as didáticas inovadoras no ensino da urgência e emergência? A busca foi realizada nos meses de janeiro e junho de 2022 nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrival System Online (PUBMED), SCOPUS e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “emergências”; “educação em enfermagem” e “ensino”, combinados com o operador booleano AND. Para a extração dos dados, foi utilizado um instrumento estruturado em planilha eletrônica no sentido de identificar os principais elementos essenciais dos estudos. Resultados: Foram recuperados 103 estudos, sendo excluídas 53 publicações após a leitura de títulos e resumos, dos quais foram excluídos 39, utilizando 11 estudos primários para esta revisão. As didáticas inovadoras na área de urgência e emergência destacadas na literatura foram: criação de games voltados ao ensino da cardiologia, questionários de aprendizagem, educação virtual por meio da telessimulação, portais educacionais, materiais digitais, programas e projetos de extensão, blogs educativos, simulação realística e ligas acadêmicas institucionais. Conclusão: As didáticas apresentadas contribuem para a atuação profissional, como na tomada de decisões rápidas durante a assistência, resolutividade, autonomia e conhecimento holístico.