Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
COLETA DE DADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
VANESSA DOS SANTOS PRATES
Autores:
- Carolinne Vargas Attademo
- Cristina Orlandi Costa
- Mariana Martins dos Santos
- Luciana Rosa Porto
- Rosane Mortari Ciconet
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As técnicas de pesquisa são procedimentos para coletar dados e informações, definidos e analisados de forma criteriosa pelo pesquisador. Uma delas é o questionário com questões abertas ou fechadas, onde o entrevistado responde perguntas ordenadas, cujas respostas podem ser enviadas por correios ou de maneira eletrônica. (LAKATOS et al., 2021). Formulários enviados de forma eletrônica têm como vantagens a resposta rápida, o acesso amplo aos informantes e economia, comparados às abordagens tradicionais. (KÄPPLER et al., 2016). Objetivo: Descrever a experiência na aplicação de questionário online de estudo que busca identificar necessidades de capacitação dos profissionais de enfermagem na área da emergência. Metodologia: Relato de experiência sobre a primeira etapa de estudo metodológico para o desenvolvimento de tecnologia educacional sobre atendimento de emergências. Estudo inserido no Edital 28/2019 Acordo CAPES/COFEN, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 54169321.8.0000.5344. Utilizou-se questionário eletrônico com questões sobre dados demográficos, experiência no atendimento e temas de interesse para capacitação, enviado aos 256 profissionais de enfermagem da rede de saúde de um município da região metropolitana do sul do Brasil. Resultados: O questionário, criado na plataforma Google forms, foi elaborado com 13 questões, com tempo estimado de 40 minutos para preenchimento e enviado ao e-mail institucional de cada profissional de enfermagem. Após quinze dias, houve o retorno de 12 respostas. Buscando ampliar esse número, alterou-se a forma de envio, encaminhando aos grupos de whatsapp, o que resultou na devolução de 10 questionários. Mesmo após a mudança de estratégia, o questionário foi respondido por 8,59% do total de profissionais atuantes na rede. Temas de interesse de capacitação apontados: parada cardiorrespiratória, emergências hipertensivas, crise convulsiva, organização da equipe no atendimento. Conclusão: O baixo retorno das respostas ao questionário suscitou refletir sobre o planejamento da técnica para coleta de dados da pesquisa. De forma a garantir a adesão dos participantes, deve-se considerar a compreensão dos instrumentos e o tempo dispensado para responderem. Essas medidas podem contribuir para que o processo de desenvolvimento da tecnologia educacional esteja consoante com o levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem para a capacitação na área de emergências.