Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
IMPACTOS DA PANDEMIA POR COVID-19 NA SAÚDE EMOCIONAL DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Islene Victor Barbosa
Autores:
- Joélia Darc Xavier Cordeiro
- Sabrina Alves de Macedo
- Maria Géssica de Castro Fiuza
- Maria Raquel Fernandes Silva
- Gabrielly Pereira da Silva Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A COVID-19 se alastrou mundialmente em março de 2020, causando a paralisação de organizações educacionais em todo o mundo. Com a interrupção das aulas presenciais e os estágios laboratoriais e clínicos desenvolveu-se um impacto no aprendizado dos estudantes de enfermagem. O medo do desconhecido, a necessidade do lockdown e a incerteza sobre como se daria a continuidade dos estudos, marcaram o início de tais acontecimentos. Objetivo: Identificar as repercussões da pandemia de COVID19 na saúde emocional dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa realizada no período de maio de 2022. Foram acessadas as bases de dados LILACS e BDENF, utilizando os descritores Decs: Enfermagem AND COVID-19 AND Estudantes. Resultados: Foram encontrados oito artigos revelando que o comprometimento emocional envolve: O medo de uma doença até então desconhecida; sentimento de solidão com o distanciamento de amigos e professores; ansiedade e receios com a modalidade de ensino on-line; preocupação com a incerteza do futuro acadêmico; stress; angústia diante da situação dos profissionais da saúde; o medo de vivenciar o luto; o medo de morrer. Conclusão: A pandemia do novo coronavírus expôs os estudantes de enfermagem, a um momento de grandes incertezas, medo, reflexões e inovações. O isolamento social trouxe a necessidade e as várias possibilidades do ensino a distância; a importância do conhecimento sobre a epidemiologia e doenças infecciosas; a relevância do preparo científico para lidar com as emergências de saúde pública em larga escala.