Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM NO ANO DE 2022
Relatoria:
CRISTIANE APARECIDA DE OLIVEIRA
Autores:
- CIMARA VALÉRIA CARDOSO
- ALINE DANIEL DOS SANTOS TOLEDO
- ANA CAROLINA BHERING ALVES DO AMARAL
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução:A comunicação é umas das competências do técnico em enfermagem.Auxiliares e técnicos correspondem a 77% da enfermagem,por isso é imprescindível refletir sobre a importância de um processo formativo que enfatize as competências éticas que colaborem com a valorização profissional.Uma proposta pedagógica que privilegia o processo ensino aprendizagem participativo e reflexivo pode ser determinante na melhoria da assistência.É relevante verificar as tecnologias de comunicação que são utilizados nos processos formativos como ferramentas didático-pedagógicas para a construção do protagonismo desses profissionais.Objetivo:Buscar publicações científicas referentes às tecnologias de comunicação na educação técnica em enfermagem no ano de 2022.Metodologia:Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo sobre como os conteúdos da comunicação tem sido ensinado na formação do técnico de enfermagem, com base nos dados encontrados no Google acadêmico no mês de julho com o termo buscador “tecnologias de comunicação na educação técnica em enfermagem”.Foram excluídos os artigos que não tratavam da educação técnica em enfermagem.Resultados:Os artigos encontrados mostraram que a evolução tecnológica está em um ritmo acelerado.As tecnologias da informação e comunicação no cenário atual mostram como as pessoas ressignificaram o mundo.A importância da inclusão digital na educação foi um diferencial nos métodos de aprendizagem,pois,além de fomentar a inovação na educação,ressignificou as práticas educativas.A formação de um técnico de enfermagem crítico ou despolitizado vai depender se estamos apontando para uma formação baseada no desenvolvimento de habilidades,competências,atitudes e valores para desempenhar funções específicas e necessárias ao mercado de trabalho, onde se aprende para uma formação humana e social,pela qual este pode obter ferramentas/saberes que vão auxiliá-lo no seu processo de construção e transformação,levando-o a desenvolver capacidade de reflexão, pensamento crítico e exercício de sua cidadania.Metodologias ativas são um método inovador de aprendizado que vem a contribuir neste contexto.Conclusão:Esta pesquisa possibilitou a reflexão acerca do atual contexto de formação do técnico de enfermagem,onde diversas ferramentas podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes com capacitação por meio das especificidades de cada realidade.