LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA
Relatoria:
vanqueila da silva beralde
Autores:
  • Franciele Foschiera Camboin
  • Camila Patrícia Rauber
  • Yasmin Isquierdo
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Por anos os acidentes de trânsito vem sendo um grande problema de saúde pública, tornando-o a principal causa de óbitos, provocando milhões de sequelas e ferimentos em crianças e jovens. Se nenhuma medida for adotada estas mortes devem aumentar, o que indica a necessidade de medidas para a prevenção deste agravo à saúde. Objetivo: Identificar na literatura às intervenções ou práticas educativas realizadas para a redução dos acidentes de trânsito envolvendo crianças empreendidas no ambiente escolar, que possam subsidiar a construção ou replicação de modelos de intervenção na promoção à saúde da criança. Metodologia: Revisão sistemática utilizando as bases de dados: Web of Sciencies, Scopus, Eric, SciELO, Cinahl, Open Grey, Lilacs e Pubmed, Google Scholar. Foram incluídos: pesquisas do tipo ensaios controlados randomizados, ensaios clínicos randomizados, estudo experimental randomizado, caso controle e estudos controlados antes e depois que avaliaram intervenções ou atividades educativas realizadas em escolas, publicados até o mês de fevereiro de 2022. Resultados: A amostra final foi composta por 24 artigos, com evidências empregadas em ciclistas, pedestres, prevenção acidentes de trânsito em veículos automotores e prevenção de acidentes de forma geral usando diversas metodologias de ensino como intervenção/práticas educativas nas escolas. Conclusão: As práticas educativas em escolas com intervenções multidimensionais apresentaram melhores efeitos em relação ao êxito na melhora no conhecimento e comportamento seguro no trânsito, a classe social ou desigualdade social os efeitos das intervenções interferem nos efeitos positivos.