Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
INOVAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM E PSICOLOGIA COM AUXÍLIO DA ESTRATÉGIA METAVERSO
Relatoria:
EDGAR HERINQUE HEIN TRAPP
Autores:
- Erivan Elias Silva de Almeida
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O ciberespaço vem sendo umas das temáticas atuais em estudos e suas diversas ferramentas digitais que se encontram dispostas no processo de ensinar na área da saúde, por meio dessa movimentação deram origens as redes sociais e outros canais virtuais do aprender com ênfase aos métodos colaborativos da inteligência artificial. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o andamento da geração Web 6.0 no futuro que servirá de auxílio tecnológico no campo educacional da saúde. Dentre tantos recursos cibernéticos, destacam-se o uso do metaverso, onde o ser humano interage no universo tridimensional estabelecendo a comunicação por meio de personagem virtual denominado de avatar. Objetiva-se averiguar os enfoques dos estudos publicados sobre a estratégia tecnológica do metaverso na contribuição educacional do profissional de saúde na Enfermagem e na Psicologia. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, do tipo revisão integrativa da literatura, ancorada na abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão adotados: os estudos ocorridos em território nacional, no período de fevereiro de 2021 a julho de 2022. Os descritores utilizados foram: Ensino Superior; Geração Digital; Metaverso. Os conteúdos de informação foram selecionados por meio de pesquisas realizadas em bancos de dados eletrônicos: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS – BIREME) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Como resultado esperado há o desejo da pulverização tecnológica 5G, que promete uma velocidade de transmissão muito mais rápida que a oferecida atualmente, possibilitando maior interação entre as pessoas e usuários no processo do aprender por meio do metaverso para Bessas (2022). Outra publicação menciona o processo de ensino ao utilizar o metaverso nas graduações de Enfermagem e Psicologia teremos a possibilidade de práticas de mindfulness - ou atenção plena defendida por Brandão (2021), que é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível nesses ambientes como as tecnologias de videochamada ou em consultórios virtuais. Como conclusão, percebe-se que no ensino já existe a utilização de dispositivos tecnológicos como estratégias na construção de conhecimentos, mesmo que ainda haja resistência com a criação de avatares reunidos em uma sala totalmente virtual, porém, tais tecnologias do metaverso irão auxiliar nas atividades dos docentes durante o processo de ensino, interagindo entre teoria e a aplicabilidade prática.