LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE SAÚDE INDIGENA E RIBEIRINHA EM MEIO A PANDEMIA POR COVID-19
Relatoria:
Larissa Barbosa Lemos
Autores:
  • Eurides Souza de Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria no ensino superior é uma modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona ao aluno –monitor uma formação dentro do seu curso de graduação com os três pilares da universidade, sendo elas ensino, pesquisa e extensão. Descrever a experiência da monitoria na disciplina de saúde indígena e ribeirinha em meio a pandemia por COVI19. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência das ações desenvolvidas na monitoria da disciplina de Saúde das Populações Indígenas e Ribeirinhas, em meio a pandemia por COVID-19, inserida na matriz curricular do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Manaus. A experiência como monitora foi realizada em meio a pandemia da COVID-19, tendo as aulas sido direcionadas a modalidade online, ministradas em plataformas digitais como googlemeet e google sala de aula. As atividades desenvolvidas na monitoria foram direcionadas para realização da frequência dos alunos ao final da aula e repasse de informações relacionadas as atividades avaliativas, bem como a devolutiva a professora. Os conteúdos repassados tiveram o intuito de os alunos conhecerem, familiarizassem sobre a questão cultural da região, entender as dimensões espaciais, populacionais e regionais destas populações bem como ações de saúde e educação e ainda relacionar essas situações com a pandemia por COVID-19. Conclui-se que para o contexto em que se passou a monitoria acadêmica, fez-se necessário adaptações na forma de proporcionar suporte na relação monitor – aluno bem como monitor – professor, sendo necessário o uso de aplicativos de mensagem como forma de comunicação para os assuntos relacionados a referida disciplina para então proporcionar continuo conhecimento sem prejuízos.