Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO CONTEXTO INDÍGENA NA PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
CAIO SOARES PONTES
Autores:
- DANIELA HOLANDA COSTA
- JAMILLY LIMA MELO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Estudo de caso
Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar as evidências da literatura acerca da assistência de enfermagem ao contexto indígena na pandemia da COVID-19.
Realizada uma revisão de literatura nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, incuindo publicações nacionais e internacionais no preriodo de 2009 a 2020. Concluiu-se que é de suma importância que todo Enfermeiro deve estar habilitado a prestar, de forma correta, o atendimento à população indígena acometida pela COVID-19, uma vez que a abordagem adequada dessas vítimas é essencial para o prognóstico a curto e longo prazo. Em ênfase, a comunidade indígena estão entre as principais causas de morbi-mortalidade durante a pandemia da COVID-19. Nessa conjuntura, o conhecimento de suas causas mais frequentes pode ajudar no desenvolvimento de políticas de saúde para evitar negligencias na ssistência, bem como diretrizes para todas as fases de tratamento. A comunicação terapêutica é efetiva quando a equipe de enfermagem está disposta a conhecer e dialogar com os membros da comunidade, inclusive com paciente ali cuidado, já que muitas vezes o enfermo não pode ter acesso aos entes familiares por conta do isolamento social previsto por cuidados à infecção da COVID-19; sendo assim delimitado, deve-se ter uma equipe de enfermagem comprometida em respeitar as suas crenças, costumes e valorizando a sensibilidade cultural do paciente indígena ali necessitando de cuidados.
A interação do binômio dos conhecimentos teóricos-culturais é fundamental para a eficácia dos cuidados de enfermagem destinados aos indígenas ou a qualquer outra cultura, com base em capacitações para o trabalho intercultural. Quanto à importância da SAE na UTI, percebe-se a necessidade que o enfermeiro tem de buscar o conhecimento e atualizações sobre a aplicação da SAE, para que a assistência seja executada adequadamente, com a finalidade de colaborar com autonomia e cientificidade de sua profissão, visto que o Processo de Enfermagem é um instrumento facilitador e que direciona para uma assistência de qualidade, fortalecendo sua profissão cientificamente.