Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM UM HOSPITAL PÚBLICO NA BAHIA
Relatoria:
IZABEL CONCEIÇÃO SANTOS
Autores:
- Rose Ana Rios David
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Os estágios obrigatórios na área da saúde tem o objetivo de inserir o discente em campo e prepará-lo para o mercado de trabalho, durante essa vivência o aluno é estimulado a ter autonomia e desenvolver habilidades tanto assistenciais como gerenciais, habilidades essas que serão extremamente necessárias no campo profissional. É necessário também que se desenvolva um pensamento crítico e analítico a fim de identificar as necessidades e demandas do setor que se está inserido para que possam ser pensadas estratégias para resolutividade dos problemas. OBJETIVOS: Relatar a experiência discente de estágio obrigatório na unidade de emergência de um hospital público na Bahia. METODOLOGIA: O estágio curricular foi realizado no período de março/2022 a julho/2022 perfazendo um total de 420 horas em área assistencial e gerencial. Durante o período de prática o discente deve elaborar um plano de ação voltado para as necessidades do setor em que está inserido, é necessário ainda a realização de dois relatórios, um no início do estágio com as expectativas quanto ao campo e um relatório ao final com a evolução do discente durante esse período. RESULTADOS: O estágio curricular obrigatório é uma etapa fundamental na formação do profissional pois busca preparar aquele aluno para a inserção no mercado de trabalho, ainda que existam realidades distintas a depender do setor, porém são estimuladas o desenvolvimento das habilidades básicas para um profissional recém formado. Em todo o período de estágio o aluno tem várias oportunidades tanto na realização de procedimentos na área assistencial como em atividades gerenciais, seja elaborando uma escala de serviço ou fazendo o dimensionamento de enfermagem, a todo momento o aluno é estimulado a desenvolver sua autonomia. CONCLUSÃO: É imprescindível que o discente seja inserido no campo de atuação desde os semestres iniciais da graduação, pois dessa forma ele já carrega uma bagagem de conhecimentos para o estágio curricular obrigatório o que fará com que tenha uma maior desenvoltura na sua prática assistencial e dará maior segurança na execução de procedimentos que são inerentes a profissão.