Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
IMPLATAÇÃO DA TECNÓLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ENFERMAGEM
Relatoria:
Gabriela Santos de Sousa
Autores:
- Raimundo Nonato Pinho Filho
- José Rivaldo Rodrigues Costa
- Ana Crislley Dutra
- Dennis Moreira Gomes
- Júlio Cesar Pereira de Aragão
- Gessiane Eulália Batista da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) incorporou-se no cotidiano da população mundial, sendo consideradas como parte integrante de suas necessidades básicas. Para tanto as tecnologias aliaram-se com efetividade nos processos assistenciais em saúde principalmente com o uso do computador. OBJETIVOS: Descrever a partir de artigos as aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) inseridas no ensino-aprendizagem da Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Revisão Bibliográfica realizada na biblioteca eletrônica online, para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS e BVS SALUD. Os critérios de inclusão dos artigos definidos, inicialmente, para esta revisão integrativa foram: artigo completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado no idioma português. Foram utilizados os seguintes descritores: Informática em Enfermagem, Tecnologia educacional e comunicação, sendo encontrados no total de 199 estudos. Os critérios de inclusão e exclusão foram texto completo, língua portuguesa e ano, os que apresentaram texto completo (160), os que tiveram idioma em português (128) publicados em 2019 a 2022 (67), tendo o principal assunto Tecnologia educacional e comunicação (23), limitando em Informática em enfermagem (15) e sendo cinco utilizados. RESULTADOS: Todos os estudos analisados relataram que há certa dificuldade de inclusão da tecnologia e informática no âmbito da enfermagem. Desde a aplicação de ferramentas de ensino, voltadas para a melhoria do serviço através da utilização de recursos e equipamentos no campo profissional. A partir do presente estudo podem ser evidenciadas habilidades ou dificuldades técnicas dos mesmos na utilização de ferramentas de informática voltadas para o atendimento. Entende-se que é imprescindível considerar a inserção e utilização das TICs no processo de ensino de enfermagem a fim de formar um profissional competente e com condições de poder proporcionar o uso dessas tecnologias. CONCLUSÃO: Pode se concluir que é cada vez mais frequente o uso de ferramentas tecnológicas na formação do enfermeiro e, investigando estes impactos os profissionais de enfermagem necessitam aprimorar seus conhecimentos nas tecnologias da informação e comunicação, As TICs são o novo instrumento educacional que permite estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem eficazes na formação do enfermeiro nas diversas áreas profissionais.