Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
REVISÃO BIBLIOMÉTRICA UTILIZANDO A METHODI ORDINATIO: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM
Relatoria:
ROSINELLE JANAYNA COÊLHO CALDAS
Autores:
- ERLON GABRIEL REGO DE ANDRADE
- RUBENILSON CALDAS VALOIS
- IVONETE VIEIRA PEREIRA PEIXOTO
- LAURA MARIA VIDAL NOGUEIRA
- IVANEIDE LEAL ATAÍDE RODRIGUES
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Na pós-graduação em enfermagem, recursos estatísticos e matemáticos da bibliometria representam alternativa para investigar e compreender os índices de produção e disseminação do conhecimento inerente e/ou afim ao campo da enfermagem. A elaboração de revisões da literatura se constitui importante atividade para caracterizar e avaliar a produção científica e as tendências de investimento em pesquisa sobre dado tema, contexto no qual figura a revisão bibliométrica. Para sistematizar a revisão, identifica-se a metodologia methodi ordinatio, composta por nove etapas e orienta o pesquisador a buscar, selecionar e avaliar publicações, para obter um ranking baseado nos anos de publicação, fatores de impacto e números de citações. Assim, na matriz curricular do curso de pós-graduação em enfermagem, esses conteúdos são importantes para fortalecer o processo de formação. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada na disciplina Tópicos Especiais, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, modalidade mestrado acadêmico, da Universidade do Estado do Pará. METODOLOGIA: Estudo desenvolvido por estudantes desse Programa de Pós-graduação, nos meses de abril a junho de 2022. O conteúdo é parte da disciplina que abordou aspectos teórico-conceituais e práticos no contexto da pesquisa, ensino e assistência em saúde, relacionados à produção de estudos bibliométricos utilizando a methodi ordinatio. RESULTADOS: A apropriação de conhecimentos relativos à revisão bibliométrica, deu-se a partir de reflexões coletivas em sala de aula sobre o tema e exercícios práticos de elaboração de estudo bibliométrico. Para tanto, elaborou-se perguntas de pesquisa e selecionou-se descritores/palavras-chave para o levantamento bibliográfico em bases de dados. Construiu-se o portfólio de pesquisa optando pelo methodi ordinatio como metodologia multicritério que guia o pesquisador na construção seletiva de um portfólio bibliográfico. Para análise de dados os estudantes foram orientados ao uso de ferramentas tipo softwares que auxiliam a análise bibliométrica. E como estratégia para sedimentação de conhecimentos definiu-se a realização de seminários sobre as Leis Clássicas da Bibliometria e suas respectivas aplicações, além de produzirem estudos bibliométricos como parte do processo avaliativo. CONCLUSÃO: Aprofundou-se o conhecimento acerca da bibliometria e das possibilidades que oferece para produzir revisões da literatura que culminem com o fortalecimento do conhecimento científico.