LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
FATORES ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatoria:
Beatriz Roberta Mingarelli de Lima
Autores:
  • EDIÁLIDA COSTA SANTOS
  • Vanessa da Silva Cajango Camargo de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
O Transtorno Mental Comum pode ser definido por sintomas depressivos, ansiedade, irritação, fadiga, insônia, dificuldade de memória, concentração e queixas somáticas. O atual contexto educacional como organização do trabalho, altas demandas cognitivas, somadas ao estresse diário, tem contribuído para afastamentos do trabalho por transtornos mentais. O objetivo do estudo é avaliar os fatores associados aos transtornos mentais comuns em professores do ensino fundamental da rede municipal de Cuiabá. Trata-se de estudo transversal que foi realizado a partir de dados secundários, provenientes de uma pesquisa maior realizada em 2017. O método utilizado para a seleção da amostra foi o de amostragem probabilística estratificada. Foi analisado neste estudo o questionário Condição de Produção Vocal do Professor (CPV-P) e o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20). Foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais, sendo que as variáveis independentes que apresentaram valores de p inferiores a 0,20 em análise bivariada foram introduzidas no modelo de regressão múltipla de Poisson com intervalo de confiança de 95%. Os resultados apresentaram as respostas de 326 professores, com média de idade de 43,01 anos e 87,12% do sexo feminino. A prevalência de Transtorno Mental Comum foi de 29,8% entre os professores. Os achados evidenciaram a associação entre sexo feminino, maior carga horária, declarar ter pouca liberdade no planejamento das atividades, carregar peso, levar trabalho para casa e ter a percepção que o trabalho causa prejuízo à própria saúde como fatores associados ao desfecho. Conclui-se que há uma prevalência considerável de transtornos mentais comuns entre professores do ensino fundamental. Uma vez que foram encontradas variáveis de situação funcional, organização e condições do trabalho do professor como fatores associados, sugere-se que ações governamentais e medidas voltadas à prevenção e promoção à saúde mental dos professores possam ser implementadas com vistas ao cuidado e o acolhimento desses trabalhadores.