Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA DE LABORATÓRIO DE INOVAÇOES TECNOLÓGICAS EM SAÚDE DIFUNDIDO A ANATOMOFISIOLOGIA
Relatoria:
Horleny Cordovil do Nascimento
Autores:
- Railton da Silva Miranda
- Kemily Hill do Vale Gomes
- Jessica Camille Franco Bonates Correa
- Evellyn Araújo Pinto
- Estefany Moreno de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O uso cadavérico é um dos meios usados no ensino da anatomia humana. Com o crescimento da tecnologia digital, alguns professores tiveram como desafio desenvolver métodos usando a tecnologia a favor do ensino como o laboratório de inovações tecnológicas em saúde, que tem como objetivo atender as práticas de ensino, contribuir para pesquisas científicas e dar suporte às atividades de extensão dos cursos de graduação com a realidade virtual. Relatar experiências exitosas em monitoria de laboratório de inovações tecnológicas em saúde, com o uso de realidade virtual nas aulas ministradas, enfatizando as contribuições desse método durante a formação profissional e implicações para o futuro do ensino. Relato de experiência, modalidade descritiva e observacional acerca da monitoria em laboratório de inovações sobre a disciplina Anatomofisiologia e uma universidade privada localizada na cidade de Manaus-AM. O caráter observacional se dá a partir das aulas de monitoria em realidade virtual tridimensional e mesa digital anatômica. O uso de tecnologias avançadas em aulas ministradas, em uma universidade privada de Manaus, com demonstrando virtualmente peças anatômicas, sistema do corpo humano, bem como utilizando todo o processo de mesa virtual para fazer dissecção na realidade virtual, foi possível observar as expectativas dos alunos e professores em fazer uso frequente deste método inovador. O entusiasmo aumenta as perspectivas dos envolvidos em aprimorar formas de estudos e treinamentos, estreitando os laços entre instituição e discentes. Nesse formato pré-prático as aulas de monitoria passam a ser moduladas com limitação de 15 alunos, respeitando o distanciamento. Vale ressaltar que a introdução da tecnologia na área da saúde é fundamental para aprimoramento de técnicas e conhecimentos acerca dos cuidados que serão prestados no futuro. Assim, o uso das tecnologias se tornou imprescindível, estimulando cada vez mais o acadêmico com as novas transformações didáticas, fazendo com que o laboratório de anatomia deixe de ser um quesito obrigatório e sim complementar para as instituições de ensino, sendo cada vez mais necessário que as aulas práticas andem juntas com a teórica, de maneira que forme profissionais dotados com os conhecimentos e técnicas, desde as mais tradicionais as mais inovadoras da tecnologia, fazendo uso desse novo cenário de ensino imposto pela pandemia atual.