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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ACESSO A INFORMAÇÃO E ATENDIMENTO EM SAÚDE PARA SURDOS EM JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ
Relatoria:
LEILIANE DE QUEIROZ OLIVEIRA
Autores:
  • JOÃO ASSIS DA CRUZ NETO
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
INTRODUÇÃO: A surdez é uma condição que afeta grande parte da população mundial, bem como a população do Brasil, existem 7.574.145 pessoas com alguma dificuldade auditiva. Os surdos são clientes ainda não incluídos totalmente no Sistema de Saúde dos municípios do país. OBJETIVOS: Conhecer como é realizado o atendimento e o acesso à informação em saúde para o público surdo na Cidade de Juazeiro do Norte–CE. METODOLOGIA: Estudo de natureza exploratória, realizado no Município de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, através do acesso as informações baseadas na lei nº 12.527. Acessamos o site da secretaria municipal, no tópico Acesso a Informação/ Ouvidoria / E-SIC, realizamos o cadastro e optamos por encaminhar para a Secretaria de Saúde onde solicitamos informações de como a comunidade surda tem acesso a informações em saúde e quais os serviços destinados a facilitar esse acesso; como as informações serão coletadas de bases secundárias, este estudo não necessita de aprovação do comitê de ética em pesquisa. RESULTADOS: A cidade possui 582 portadores de Deficiência Auditivas no Sistema E-SUS/2020; serviço ofertado através da Central de Libras, o mesmo solicita o suporte de um intérprete de Libras para atendimento médico, da justiça, serviços bancários, de qualquer natureza; através do facebook, enviando um vídeo informando o dia, a hora, bem como a necessidade do serviço, através do email: (ciljn@gmail.com), ou pessoalmente. Atualmente, atende em média 300 surdos/mês, funciona com 02 intérpretes ouvintes e 01 surdo que é instrutor de Libras, há 5 anos na cidade. Os funcionários da Secretaria de Saúde foram capacitados em um curso básico de libras no ano de 2019; a Secretaria de Saúde, ofertou curso de capacitação para 30 servidores da saúde, entre eles Agentes Comunitários de Saúde, recepcionistas. CONCLUSÃO: Concluímos que a maioria dos surdos tem acesso às informações em saúde através de amigos ouvintes ou surdos que disponibilizam mídias sociais como facebook, Instagram, dentre outros; os serviços de saúde são acessados pelos surdos basicamente através de intérpretes disponibilizados pela Central de Libras ou com acompanhamento de familiares ou amigos; a Secretaria de Saúde realiza capacitação para profissionais de nível técnico para atender os surdos, treinando os agentes comunitários de saúde e auxiliares administrativos, porém não sabem informar quais os profissionais de saúde alocados nos serviços que tem conhecimento de Libras.