LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS DOCENTES DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Flávia Vasconcelos de Araújo
Autores:
  • DARA CEASARIO OLIVEIRA
  • KAROLINE GALVÃO PEREIRA PAIVA
  • GILDELLYANA MAIA DE MOURA
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino de Enfermagem requer a aquisição de habilidades, conhecimentos e atitudes específicas. Dessa forma, verifica-se a necessidade de aperfeiçoamento profissional, em especial, nos cursos de pós-graduação. No que tange ao ensino superior, a formação de professores deve ocorrer a partir do estímulo para a formação crítica, permitindo que o acadêmico seja um elo entre docente e discente; e promova estratégias sistematizadas, a fim de aprofundamento dos conteúdos para a formação do enfermeiro. Objetivo: Relatar a experiência de práticas docentes realizadas em um curso de pós-graduação de enfermagem realizado em uma universidade federal pública do Ceará. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. A experiência é orieunda de uma disciplina de práticas docentes, onde quatro mestrandas do curso de enfermagem ministraram aulas teórica e prática acerca do assunto “segurança do paciente”, no ano de 2022. A aula teórica foi gravada pelo software online “Zoom”, com explanação de slides confeccionados pelo aplicativo “Canva”. Para a aula prática, as mestrandas reuniram-se em dois hospitais municipais do Ceará e no laboratório da instituição de ensino a que são vinculadas. A aula prática foi gravada e editada, a posteriori. Vale salientar que a professora da disciplina, em questão, disponibilizou uma lista de verificação para nortear as competências a serem elencadas para as duas aulas. Resultados: Conforme os resultados obtidos, evidencia-se a implementação de metodologias ativas, as aulas foram direcionadas a partir de um procedimento operacional padronizado para a aula prática e de um plano de aula para a aula teórica. Dessa forma, as competências foram cumpridas, proporcionando interação entre participantes a partir de estratégias didáticas eficientes, colaborando para uma aprendizagem significativa. Conclusão: A experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional e aplicabilidade de recursos metodológicos, com propostas educativas que favoreceram a interação entre docente e discente, moldando as mestrandas para um perfil profissional que estimule sujeitos mais ativos para o seu processo de aprendizado.