Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Relatoria:
REGIANE MATHIAS
Autores:
- Elaine Mendes de Oliveira
- Renata Nunes da Silva
- Adilson Marques da Silva
- Renato Ohara
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Durante a pandemia de COVID-19, alternativas educacionais nas disciplinas básicas dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, se tornaram um grande desafio educacional para os docentes. Em virtude da restrição das aulas presenciais, as disciplinas de Histologia, Anatomia Patológica e Fisiologia, que apresentam conteúdo basicamente prático, tiveram de ser repensadas e reformuladas para que se adequassem aos novos tempos, se tornassem atrativas e despertassem o interesse dos discentes, facilitando assim, o processo ensino-aprendizagem. Objetivo. Relatar as estratégias educacionais utilizadas em ambiente virtual, nas disciplinas de Histologia, Anatomia Patológica e Fisiologia, durante a pandemia de COVID-19. Método. Trata-se de um relato das estratégias educacionais utilizadas durante as aulas remotas das disciplinas básicas dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, entre março de 2020 à dezembro de 2021. Resultados e Discussão. Os recursos utilizados durante as aulas remotas síncronas pelos docentes e sugeridos aos discentes como consulta em seus estudos individuais, estão disponíveis gratuitamente em ambientes virtuais. O uso destas ferramentas virtuais como softwares, programas 3d, programas de realidade virtual aumentada, atlas anatômicos virtuais, plataformas de cortes microscópicos e imagens, motivou a participação dos discentes durante as aulas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. Em razão da familiaridade que possuem com os ambientes virtuais, os discentes relataram facilidade em explorar e aprofundar seus conhecimentos em relação aos conteúdos abordados pelos docentes durante as aulas remotas e também durante seus estudos individuais. Conclusão. Conclui-se que, as ferramentas virtuais utilizadas vieram para ficar. São de grande valia para o processo ensino-aprendizagem das disciplinas mencionadas, já que essas possuem uma extensa carga horária prática e demonstrativa em seu conteúdo. Além disso, a aceitação pelos discentes mostraram que estas ferramentas devem ser incorporadas na prática acadêmica como recursos complementares de aprendizagem.