LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SÊNIOR LONGE E VIDA: UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA CASA DE ACOLHIMENTO PARA A TERCEIRA IDADE
Relatoria:
Telma cardoso dos santos
Autores:
  • Maria Antônia Oliveira Ribeiro
  • Maria Antonieta Bezerra Falcão
  • Marta Larissa da Silva e Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O avanço da idade acompanha uma série de dúvidas e preocupações que vão além do aparecimento de doenças: com as limitações que o corpo apresenta, surge o medo de acidentes, principalmente naqueles idosos que precisam ficar muito tempo sozinhos. Com isso, surge a busca por um local ou serviço que ofereça suporte e segurança e mantenha a qualidade de vida dos idosos. Nesse contexto, cresce cada vez mais a necessidade de estabelecer um local onde os idosos possam se socializar, trocar experiências, realizar atividades físicas, receber cuidados médicos especiais e se divertir, estes locais são chamados de casas de acolhimento. OBJETIVO: Mostrar à sociedade que a população de idosos cresce a cada dia e com isso eles têm a necessidade de criar alternativas urgentes para que essa alta demanda seja atendida, desde serviços domiciliares e casas de acolhimento até políticas públicas voltadas aos idosos. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e qualitativa de dados, resultante de um levantamento da bibliográfico nas bases de dados: Scielo e Google Schollar. Para construção de uma tecnologia educativa no formato de banner como tecnologia de exposição visual de um fluxograma e planta baixa voltada para o público alvo: idosos, que precisam de medidas urgentes voltada para o envelhecimento saudável. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O fluxograma da casa de acolhimento, denominado “Sênior, Longe e Vida” para os idosos consiste em um novo conceito que tem como objetivo promover a saúde física, mental e social da terceira idade. Nesta prática o idoso passa o dia com atividades e a noite retorna para o convívio do seu lar. E o mais importante: o idoso recebe cuidado terapêutico diário e integral. Podemos observar que esta abordagem é bem recente, a maioria das instituições não possui este tipo de método para realizar este cuidado com os idosos que fazem parte dos seus programas de acolhimento. Visto que a pessoa idosa precisa de um lar que tenha os cuidados integrais, devido a maioria deles ficarem muito tempo sozinhos. CONCLUSÃO: Os profissionais que trabalham nas casas de acolhimento para idosos precisam realizar atividades educativas para manter a memória saudável da pessoa idosa, além de dinâmicas de grupo, ministração de histórias, leitura, pintura, trabalhos manuais dentre outras atividades. É necessário que sejam inseridas alternativas que mostrem a importância do cuidado desses idosos, algo que possa lhes trazer um envelhecimento saudável.