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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
IMPACTO DO DAILY HUDLLER EM EMERGÊNCIA SOB ÓTICA DE UM ENFERMEIRO SUPERVISOR: RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
DEOCLECIO OLIVEIRA LIMA BARBOSA
Autores:
  • JAILTON LUIZ PEREIRA DO NASCIMENTO
  • JULIANA RODRIGUES DA SILVA
  • DANIELE DA SILVA OLIVEIRA LIMA
  • GERLIANE SILVA MAIA
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Daily Huddle é uma ferramenta de trabalho organizacional e assistencial em saúde proposto pelo Institute for Healthcare Improvement, com objetivo de melhorar a assistência no serviço de saúde, assim possibilitando o gerenciamento de problemas ou fatores que poderão influenciar negativamente em unidade de emergência, otimização de fluxos internos, ampliação de qualidade e também segurança do paciente. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência, baseado na experiência um enfermeiro supervisor de uma unidade de emergência de um serviço público de saúde localizado na cidade de Fortaleza-Ceará na implantação do Sistema Kankan. RESULTADOS E CONCLUSÃO: A emergência é um local de situações extremas que na maioria das vezes dificultam a capacidade e resolutividade dos serviços oferecidos. A emergência é um dos setores hospitalares de muita potencialidade no contexto assistencial e gerencial. A aplicação do Daily Huddle tornou-se uma ferramenta de grande importância no cotidiano no setor da emergência, sua aplicabilidade foi extremamente viável. Através da Daily Huddle diário foi possível unir uma equipe multiprofissional representantes dos principais setores que compõe a unidade de emergência (Médica; Enfermagem; NAC), assim foi possível ter uma visão completa e multiprofissional de todos os fluxos da emergência, desde assistência propriamente dita, perpassando pela segurança até a gerência médica e de enfermagem da unidade. Foi possível identificar fragilidades e potencialidades nos atuais fluxos, assim criando novos fluxos e protocolos. A implementação do Daily Huddle no serviço de emergência melhorou de forma significativa a comunicação entre diferentes equipes que compõe o serviço de emergência, assim gerando agilidade nos fluxos. DESCRITORES: Qualidade em saúde; Gestão de qualidade; Enfermagem.