Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE DISCENTES
Relatoria:
Samylis Silva dos Santos
Autores:
- Elizane Alves Arraes Araújo
- Letícia Silva Carneiro
- Lais Julia de Oliveira Albuquerque
- Vitória Beatriz Sodré Barros
- Andréia Pessoa da Cruz
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação profissional exige conhecimento técnico e desenvolvimento de habilidades, porém o entendimento teórico e histórico da profissão é relevante para o estabelecimento de profissionais críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Nesse sentido, a história da enfermagem é importante para o entendimento do contexto atual da profissão e da sua relevância social na promoção da saúde, principalmente no Brasil, e o seu ensino se torna ainda mais relevante na formação de novos profissionais da área, uma vez que cientes do seu papel, tornam-se mais aptos a promoção de saúde e dignidade humana. Objetivos: Relatar a vivência de discentes na disciplina de história da enfermagem e a importância dessa experiência na formação acadêmica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes do primeiro semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. As aulas ocorreram no prédio da faculdade, às terças-feiras, com carga horária de sessenta horas, no turno da manhã no período de março a julho, que correspondem ao primeiro semestre da turma de Enfermagem. Resultados: No decorrer do período das aulas, os discentes aprenderam sobre o contexto histórico da enfermagem no Brasil e no mundo, a evolução da profissão e desafios a serem enfrentados ainda hoje. A disciplina foi relevante para que os discentes visualizassem as competências e habilidades a serem desenvolvidas, bem como eles entendessem a visibilidade da profissão, desafios da formação e a necessidade de reconhecimento da categoria. Ou seja, essa experiência colaborou para a formação de um senso crítico a respeito da jornada acadêmica e profissional, que além de prepará-los para os próximos semestres, perdurarão até depois a conclusão da formação acadêmica Conclusão: O componente curricular “História da Enfermagem” é constituído do ensino e aprendizagem teórica, possibilitando formação crítica de discentes e promovendo assim um ensino amplo sobre a profissão.