Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO DA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANDREIA PESSOA DA CRUZ
Autores:
- Laís Júlia de Oliveira Albuquerque
- Vitória Beatriz Sodré Barros
- Letícia Silva Carneiro
- Elizane Alves Arraes Araújo
- Pascaline Dossa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O ensino da História da Enfermagem no Brasil iniciou-se em 1923 com a criação da Escola Anna Nery. Entende-se que os determinantes históricos são relevantes para que haja a compreensão do exercício e legitimação profissional, a fim de aperfeiçoar o conhecimento que norteiam o cuidado do ser humano. Objetivos: Relatar a vivência discente na Atividade Curricular (AC) História da Enfermagem em uma universidade pública. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes do primeiro semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. A referida atividade curricular ocorreu no período letivo de 14/03/2022 a 05/07/2022, todas as terças-feiras, no horário das 8H às 11H, perfazendo a carga horária total de 60 horas. Resultados: No decorrer da AC, por meio do plano de ensino, foi proposto o desenvolvimento de um seminário como uma das atividades avaliativas. Eram previstos quatro temas (O fascínio da ciência na área da saúde; A organização da enfermagem e da saúde no contexto da idade contemporânea: revolução tecnológica; Internato, residência e preceptoria: evolução conceitual e conexões com a pedagogia do cuidado em enfermagem; A organização da enfermagem brasileira, outros três foram sugeridos pelos discentes, dentre eles, Ética em Enfermagem; O papel da Enfermagem em destaque no contexto da Covid-19; A história das comunidades tradicionais e a assistência de Enfermagem, todos relacionados a História da Enfermagem. As discentes autoras deste trabalho, ficaram responsáveis pela abordagem da temática "A organização da Enfermagem brasileira". Inicialmente, foram orientadas pela docente da AC, após realizaram a pesquisa em bases de dados científicos e no capítulo do livro "Enfermagem - História de uma profissão". O grupo de discentes foi constituído em cinco integrantes, os quais organizaram o trabalho em um resumo expandido, elaboraram a aula expositiva em multimídia e apresentaram aos demais discentes. Conclusão: A AC História da Enfermagem proporcionou aos discentes os conhecimentos sobre a atuação profissional, a natureza humana em suas dimensões, as suas expressões e fases evolutivas. Possibilitou ainda, a incorporação da ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional, além de estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, das relações de trabalho e sua influência na saúde.