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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE À EDUCAÇÃO EM SÁUDE PARA PESSOAS ACOMETIDAS COM DIABETES MELLITUS
Relatoria:
Naiane da Silva Sousa
Autores:
  • Erica Aquino da Silva
  • Anne Letice Soares Braga
  • Flavine Evangelista Gonçalves
  • Ana Karoline Souza da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Diabetes Mellitus é uma disfunção metabólica de múltipla etiologia caracterizada por hiperglicemia crônica, resultante da deficiência na secreção de insulina, ação da insulina ou ambos. Definida como uma doença crônica não transmissível que pode causar restrições físicas, emocionais e sociais, seu tratamento se dá principalmente através da adoção de um estilo de vida saudável. Sendo assim, é importante que o usuário tenha conhecimento a respeito da sua patologia, pois assim ele pode ter um maior controle de como a doença pode interferir na sua qualidade de vida. Objetivo: Relatar o protagonismo da enfermagem ao desenvolver ações de educação em saúde para pessoas acometidas por Diabetes Mellitus. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem, da Universidade Federal do Pará no mês de novembro de 2021 com usuários do HIPERDIA de uma Unidade Municipal de Saúde de Belém/PA. Foram criadas tecnologias leve e leve-dura para se trabalhar com os clientes da unidade a fim de maior interação e proporcionar maior vínculo entre profissional-usuário. A atividade teve duração de 30 minutos e contou com a participação de três usuários. Resultados: Após a apresentação pessoal dos membros do projeto, realizou-se o acolhimento por meio de uma dinâmica denominada “teia de contatos”, onde o objetivo era conhecer os usuários assim como a sua rede de contatos que, em geral, são pessoas que fazem parte do cotidiano e ajudam a seguir o tratamento. A segunda parte da ação se deu pelo desenvolvimento do conteúdo, onde foram apresentadas informações sobre o processo da doença, sendo discutido os alimentos que atrapalham no prognóstico da doença e a importância de manter o tratamento, esta etapa teve a exposição de um quadro onde deveriam ser coladas pelo usuário imagens referentes a várias etapas do processo e também da fisiopatologia. o encerramento da ação ocorreu com a distribuição de folders e com uma avaliação do conteúdo ministrado, com perguntas que estavam dentro de envelopes e os participantes deveriam escolher um e responder a respectiva pergunta. Conclusão: É visto que a Enfermagem, com sua detenção de poder atuar em diversos níveis e áreas, como a educação em saúde, deve usar desse meio para informar o usuário e contribuir com o conhecimento do seu processo saúde-doença, promovendo saúde e prevenindo determinadas doenças.