LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DURANTE A DISCIPLINA TICs NO MESTRADO ENSINO NA SAÚDE
Relatoria:
PRISCYLA CRUZ OLIVEIRA
Autores:
  • Ana Klisse Silva Araújo
  • Maria Elibia Rodrigues Magalhães
  • Samanta Ozanan Marques
  • Heraldo Simões Ferreira
  • Lídia Andrade Lourinho
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tornaram-se elemento comum no cotidiano, e, nas salas de aula, podem exercer influência significativa no processo de aprendizado. Para a enfermagem, as TIC podem apoiar a autonomia no processo de buscar conhecimento, a apreensão de conteúdo, a tomada de decisão clínica e a qualidade da prestação de cuidados de enfermagem. OBJETIVO: Descrever as competências desenvolvidas na formação de profissionais durante a disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino na Saúde (TICs) no Mestrado Profissional Ensino na Saúde.METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante a disciplina TICs do curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde(CMEPES) da Universidade Estadual do Ceará. A disciplina foi ministrada durante o mês de maio de 2022, em encontros quinzenais e presenciais. O Mestrado é de âmbito multiprofissional, porém, será apresentado o relato de duas enfermeiras, alunas do curso. RESULTADOS: Abordou-se temas acerca das tipologias; evolução histórica e modalidades de EaD; utilização das redes sociais; funções das ferramentas Google e Gmail como recursos de ensino na saúde; TICs na saúde e no processo ensino e aprendizagem; taxonomia das tecnologias digitais educacionais, como também, telessaúde e telemedicina no Brasil. Tais ferramentas contribuem para o desenvolvimento de competências dos Enfermeiros, sendo primordial para o processo de formação dos mestrandos. Destacam-se as competências: capacidade para atuação interdisciplinar e multiprofissional em novos ambientes de ensino-aprendizagem; a capacidade para operacionalizar o ensino por meio das novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente com o advento da pandemia da COVID-19; e a consolidação dos currículos e processos de ensino aprendizagem mais flexíveis, contribuindo para a interatividade, cooperação e autonomia do discente. As TIC oferecem aos alunos um melhor desempenho da sua competência profissional, seja prática ou teórica, além da praticidade de seu desenvolvimento em lugares e horários de preferência do profissional.CONCLUSÃO: A disciplina TICs é essencial para o desenvolvimento de competências na formação de mestrandos do Curso Ensino na Saúde e dos demais profissionais de saúde. No âmbito da Enfermagem, as TICs são potentes ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, saindo do tradicionalismo e inovando dentro da área tecnológica.