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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
O BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
Thamyles da Silva Dias
Autores:
  • Emely Borges das Neves
  • Andressa Tavares Parente
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A criança no âmbito hospitalar dispõe do seu direito de brincar estabelecido pelo ECA –Estatuto da Criança e do Adolescente assegurado através da resolução n°41 de 17 de outubro de 1995 do CONANDA garante o direito de brincar inserido no ambiente hospitalar. Como protagonista no cuidado, o enfermeiro visa, sobretudo, a individualidade de cada paciente, observando e se adequando diante a estas, especialmente aos pacientes pediátricos que apresentam ansiedade diante a realização de alguns procedimentos. Assim, utilizasse o brinquedo terapêutico como estratégia na diminuição da ansiedade, que é uma ferramenta de atribuição do enfermeiro por meio da Resolução n° 0546 de 2017, artigo 1° do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Objetivo: Relatar a experiência da aplicação do brinquedo terapêutico dramático como instrumento auxiliador do cuidado de enfermagem na redução da ansiedade. Metodologia: Estudo realizado a partir da vivência de uma ação do Projeto de Extensão “O Brinquedo Terapêutico como instrumento no cuidado pediátrico”, da Universidade Federal do Pará, em uma enfermaria pediátrica em Belém, Pará, na qual foi utilizada a ferramenta Brinquedo Terapêutico como meio de intervenção na redução da ansiedade ao ser submetida a realização de curativos em crianças que demonstravam – se ansiosas e irritadas. Resultados: Após o direcionamento a criança, para a aplicação do brinquedo terapêutico o escolar foi levado para a sala de procedimentos da enfermaria, na qual iria realizar o curativo, demonstrando sinais de ansiedade ao imaginar o procedimento, o escolar não demonstrou interesse imediato, após identificar – se com a boneca e ao ser lhe explicado sobre o que ele poderia ser naquele momento, um enfermeiro, a criança demonstrou interesse em manusear a ferramenta, sendo lhe ofertado materiais como gazes, algodão e micropore, para que pudesse realizar o procedimento na boneca, enquanto simultaneamente era realizado o curativo, calmamente, com redução da dor e ansiedade. Conclusão: Com a ação pode – se visualizar os benefícios do brinquedo terapêutico no cotidiano de uma criança hospitalizada, direcionando a necessidade da aplicação e da utilização do brinquedo terapêutico como parte do cuidado de enfermagem em pediatria.