Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
TELECONSULTA DE ENFERMAGEM: inovação no processo de cuidar
Relatoria:
Lucas Oliveira Gerônimo do Nascimento
Autores:
- Rosielly Cruz de Oliveira Dantas
- Davi da Silva Mendes
- Milena Barbosa Muniz
- Amanda Fernandes do Nascimento
- Rosimery Cruz de Oliveira Dantas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A pandemia decorrente do Covid-19, iniciada em 2019 na China e reconhecida no Brasil em fevereiro de 2020, interrompeu a dinâmica do processo de cuidar, revelando a necessidade de ressignifação do processo de trabalho e do assitir ao ser humano nas suas necessidades, de forma a garantir o distanciamento social e diminuir a propagação do vírus. A Enfermagem, para realizar suas consultas a distância, oferecer orientrações e realizar encaminhamentos por meios tecnológicos, foi regumentada pela Resolução COFEN nº 634/2020. Objetivo: Relatar a experiência da utilização da Teleconsulta em Enfermagem, como dispositivo da garantia de acesso de cuidados, na realização de práticas acadêmicas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizada com pacientes deuUnidade Estratégia de Saúde da Família. O desenvolvimento das atividades se deu entre fevereiro e março de 2022, no transcurso das atividades práticas dos componentes curriculares do curso de Bacharelado em Enfermagem. A análise dos dados foi feita usando uma abordagem qualitativa com base no aporte teórico proposto por Bardin, na análise de conteúdo. Por se tratar de um relato de experiência, que trata da subjetividade do próprio ser que experienciou o relato, não se faz necessária a submissão ao comitê de ética de pesquisa com seres humanos. Resultados: Foram realizdos cinco atendimentos de caráter remoto, voltados a consulta em si, avaliação do processo do cuidar, oferta de orientações individuais e coletivas, utilizando chamada de vídeo e whatsapp. Os principais benefícios foram: fazer chegar o atendimento a quem não podia ir ao serviço, bem com possibilitar um acompanhamento mais específico e direcionado, As facilidades encontradas foram: a disponibilidade de espaço virtual e de aplicativo de fácil acesso e uso. As dificuldades foram: instabilidade da internet e não acesso por parte de alguns sujeitos, pela restrição de escolaridade. Conclusão: A Teleconsulta, inovação no assistir da Enfermagem, apresentou resultados positivos, possibilitou aos serviços continuarem o assistir na necessidade do isolamento social conforme o cenário epidemiológico. Ademais, ampliou o cenário de atuação da enfermagem, para além das paredes físicas, encurtando distância e facilitando o acesso dos sujeitos as informações. Sua principal fragilidade está no acesso equânime para todos.