Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PRÉ-NATAL DESVENDADO – RODA DE CONVERSA COM GESTANTES DE REGIÃO DESCENTRALIZADA DE MANAUS
Relatoria:
jessica camille franco bonates correa
Autores:
- Suellem Tello Barbosa
- Erika janaína campos matos
- Evellyn Araújo Pinto
- kemily hill do vale gomes
- Railton da silva miranda
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A gestação é um processo que causa mudanças na vida da mulher, informações sobre a saúde reprodutiva é fundamental para desenvolver uma gestação sadia. O Ministério da Saúde recomenda no mínimo 06 consultas de pré-natal, nas quais a gestante deve receber informações sobre seus direitos, hábitos saudáveis, medicamentos que precisa tomar, sobre os sinais de risco em cada etapa da gravidez. O pré-natal segue um protocolo para o monitoramento da saúde materno-fetal sendo necessário anamnese, exame físico e análise de exames laboratoriais e de imagem. A periodicidade das consultas é fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias materno-fetais, permitindo o desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas e exploradas entre as mulheres e os profissionais de saúde, afim de promover a compreensão do processo de gestação. Porém a localização não centralizada de algumas gestantes, acaba sendo uma barreira, que desencadeia a falta de atendimento, uma problemática que precisa ser estudada. Objetivos: O objetivo do trabalho é relatar a experiência e a importância das Rodas de Conversa (RC) na promoção e prevenção em saúde de gestantes e puérperas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na área descentralizada de Manaus. Métodos: Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado uma programação de RC com grupos de gestantes atendidas nas UBS, sendo este um pré-requisito da disciplina Estágio Supervisionado I, onde realiza-se Educação em Saúde. A princípio foram desenvolvidas metodologias ativas e participativas que estimulavam e valorizavam e o contato das gestantes. A quantidade de gestantes variava de acordo com cada encontro, dependendo do fluxo de atendimentos do dia. Resultados: A realização da RC permitiu momentos de interação entre as gestantes de forma dinâmica para fortalecer o conhecimento e o vínculo entre as gestantes e profissionais, em algumas conversas foi ressaltado as expectativas manifestadas pelas participantes quanto ao pré-natal. Notou-se nos depoimentos que o pré-natal é visto como uma fortaleza e segurança para elas e seu bebê. Conclusão: A prática de Educação em Saúde deve ser valorizada e aplicada pelos profissionais, levando em conta a importância do pré-natal, principalmente na primeira gestação. Portanto, as experiências vivenciadas nas RC foram fundamentais para o aprendizado, pois consolidaram as práticas de educação e promoção em saúde.