Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM: ENSINO CONHECIMENTO PARA HEMODIÁLISE
Relatoria:
Ana Beatriz Marques Fonseca
Autores:
- Jéssica Dantas de Sá Tinôco
- Maria Gabriela Dantas de Azevedo Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A perda da funcionalidade permanente dos rins é considerada Insuficiência Renal Crônica (IRC), tendo em vista que o seu quadro clínico é irreversível e os órgãos não conseguem manter a normalidade e efetuar as suas funções básicas, gerando assim incapacidade metabólica. Dentre as terapias de substituição da função renal, destaca-se a hemodiálise como terapia de primeira escolha em todo o mundo. Nessa perspectiva, os pacientes submetidos ao tratamento apresentam limitações no conhecimento acerca da sua patologia e tratamento, bem como conhecimento inadequado e deficiente sobre os cuidados para com a hemodiálise. OBJETIVOS: Propor a intervenção de enfermagem: ensino conhecimento para hemodiálise. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo metodológico, em que foram delimitados a identificação do problema; busca na literatura; coleta de dados; análise e síntese dos dados; discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. A revisão seguiu o modelo de proposta de Whittemore e Knafl (2005). Ademais, o estudo foi desenvolvido em duas etapas, a saber: Revisão integrativa da literatura; e Construção da intervenção de enfermagem. RESULTADOS: O presente trabalho foi composto por uma amostra de 20 artigos. Assim, foi possível organizar uma proposta de intervenção de enfermagem: ensino conhecimento para hemodiálise. Diante da análise realizada, definiu-se a temática da intervenção como Educação em saúde para que o paciente compreenda as informações necessárias para adaptação à doença renal crônica e adesão ao tratamento hemodialítico, em que 36 atividades de enfermagem são propostas. Dessa maneira, é notório que as intervenções para esta clientela ainda são escassas, e para debelar essa necessidade é de suma relevância o aprimoramento e a prática de intervenções educativas. Logo, dispondo-se preencher as lacunas existentes. CONCLUSÃO: A proposta de intervenção tem como finalidade melhores condições para os pacientes renais crônicos os quais são submetidos à hemodiálise, visando assim superar o diagnóstico de enfermagem Conhecimento deficiente que se faz presente. Portanto, o estudo apresenta o interesse e a importância de que novas pesquisas sejam feitas para assim validar a intervenção proposta. Destarte, a prática deve ser realizada com o fito em uma melhor gestão do autocuidado para o paciente, como também nos cuidados de enfermagem no geral e no que diz respeito ao ensino.