LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Vivências de Estágio no Processo Formativo do Técnico em Enfermagem: Relato de Experiência
Relatoria:
Isabella Mayara Silva Dantas
Autores:
  • Alany Aparecida Xavier da Silva
  • Francimara Araújo Tadeu
  • Maria de Fátima Santos de Medeiros
  • Wesley Twisley Silva Rocha
  • Raquel Mirtes Pereira da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A formação do profissional técnico em enfermagem no Brasil perpassa por um ensino técnico científico buscando o desenvolvimento de competências e habilidades capazes de inseri-lo nos níveis de atenção à saúde. Logo, conhecer as rotinas e práticas hospitalares é fundamental para que esses futuros profissionais desempenhem suas atividades com aptidão e segurança. Deste modo, o Curso de Bacharelado e Licenciatura de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN do Campus Caicó, insere estudantes do Estágio Supervisionado II para desenvolverem uma articulação teórico prática no fazer pedagógico junto aos alunos do curso técnico de enfermagem de uma escola técnica de enfermagem. O resumo tem o objetivo de relatar a experiência de atuação docente dos estagiários de enfermagem do Estágio Supervisionado II em curso técnico de Enfermagem. A vivência foi guiada por roteiros previamente definidos e englobou as seguintes etapas: observação, planejamento, execução e avaliação da proposta de ensino. O tema de rotinas e práticas hospitalares foi selecionada pelos estudantes através de um questionário, a proposta foi executada em quatro encontros presenciais. Durante os encontros foram utilizados recursos como Team Based Learning TBL, dinâmicas interativas, aula expositivas e aulas práticas, na qual os alunos puderam praticar a temática proposta do dia, tendo como objetivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Além da utilização dos recursos supracitados, os estagiários confeccionaram cartilhas, resumos e vídeos educativos para servir como material de apoio para os estudantes.