Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO METODOLOGIA ATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Iara Mendes de Medeiros
Autores:
- Mônica Oliveira Batista Oriá
- Ruthe Keyla Silva Bastos
- Nathalia Pereira Soares
- Maria Beatriz Freire Alves
- Lívia Mota Sousa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica de Enfermagem em Obstetrícia e Ginecologia (LAEGO) atua nos eixos de pesquisa, extensão e ensino. Nesse último estão inseridas as ações de educação em saúde. Portanto, metodologias ativas podem ser utilizadas nos ambientes escolares com o propósito de facilitar o aprendizado. Considerando a necessidade de educação sexual para adolescentes, o uso dessas metodologias na escola pode ser extremamente eficaz. OBJETIVOS: Relatar a experiência referente a uma ação educativa em saúde sexual e reprodutiva para alunos do ensino fundamental de uma escola pública no município de Fortaleza-CE. METODOLOGIA: Em maio de 2022, a LAEGO realizou uma ação de extensão com alunos do oitavo ano, estudantes de um colégio público de Fortaleza. Foram realizadas palestras sobre Métodos Contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em três salas de aula, utilizando uma dinâmica de competição entre grupos por meio de um quiz com uma premiação, como forma de incentivo à participação dos alunos. Após a apresentação de cada IST e de cada método, as ligantes faziam perguntas sobre mitos e verdades a respeito dos tópicos aos alunos e os que respondessem corretamente eram premiados com chocolates. Por fim, o time vencedor recebeu o maior prêmio. RESULTADOS: A apresentação resultou na melhor aprendizagem dos estudantes sobre as temáticas abordadas, uma vez que puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos de forma livre através da metodologia utilizada. As ligantes relataram satisfação e maior domínio dos assuntos, visto que precisaram de mais estudo prévio para a elaboração e apresentação do material, além de afirmarem a satisfação em representarem a liga e a universidade na extensão supracitada. CONCLUSÃO: Conclui-se que atividades dinâmicas, grupais e que oferecem premiações para os participantes, são uma forma de gerar resultados positivos em relação a conscientização, trabalho em grupo e resolução de questionamentos.