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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES
Relatoria:
ANDREIA PESSOA DA CRUZ
Autores:
  • Raíssa Millena Silva Florencio
  • Aline Macêdo de Queiroz
  • Márcia Simão Carneiro
  • Maria Clara Costa Figueiredo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é ofertado no último ano do Curso de Graduação em Enfermagem, o qual é fundamental para a formação profissional do discente, uma vez que propicia a vivência diante da rotina de trabalho. Consiste em um ato educativo que envolve situações reais e proporcionam aos discentes o desenvolvimento de habilidades e o aperfeiçoamento técnico-cultural e científico na área de sua formação, preparando-o para vida cidadã e para o trabalho. Objetivo: Relatar a experiência de docentes de Enfermagem na construção e implementação do ECS. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, diante da construção e implementação do ECS nos hospitais universitários de Belém, Estado do Pará, no período de abril a julho de 2022. Resultados: A construção e a implementação do ECS de Enfermagem ocorreram nas seguintes etapas: a) Reuniões com o corpo docente envolvido na oferta da atividade curricular; b) Instituição da comissão para organização e condução das propostas; c) Elaboração do projeto de ECS, este baseado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério de Educação e no regimento da universidade; d) Apresentação do PPC e do projeto de ECS aos enfermeiros responsáveis técnicos e preceptores dos hospitais; e) Alinhamento junto das docentes supervisoras e enfermeiras(os) preceptoras(es) quanto aos objetivos da atividade, método de avaliação e a proposta das contrapartidas da faculdade; f) Distribuição das(os) discentes nos campos de estágio; g) Acolhimento dos discentes com explanação do PPC e do projeto de ECS; h) Abordagem de temas solicitados pelas(os) discentes; i) Iniciação do ECS com carga horária de 6 horas diárias e 30 horas semanais, com a alocação de um(a) discente por enfermeira (o) preceptor(a); j) Avaliação processual com encontros; k) Ao final do período letivo ocorreu o I Encontro do ECS da Faculdade de Enfermagem para compartilharem as vivências. Conclusão: A atividade curricular foi relevante para compreender e aperfeiçoar a atuação de futuras(os) enfermeiras(os) nos serviços de saúde para o cuidado integral do usuário e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, além de integrar de modo efetivo o ensino com o serviço.