Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO REMOTO EM UM CURSO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA: relato de experiência.
Relatoria:
LUCIDIO CLEBESON DE OLIVEIRA
Autores:
- Ana Beatriz Nunes do Nascimento
- Hosana Mirelle Goes e Silva Costa
- Francisco Rafael Ribeiro Soares
- Johny Carlos de Queiroz
- Luana Adrielle Leal Dantas
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Apesar das dificuldades iniciais devido ao fato de não possuir experiência com tecnologias educacionais que seriam usadas, pois as atividades, conteúdos e práticas pedagógicas que aconteciam de forma presencial, tiveram que ser adaptadas ao modelo remoto. No entanto, com o esforço institucional e pessoal, diversas capacitações foram criadas para minimizar essas deficiências foram superadas. Este trabalho objetiva descrever a experiencia de docentes e discentes do curso de enfermagem com o ensino remoto durante a pandemia. A pesquisa relata uma experiência em ensino remoto dos docentes e discentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. As aulas em espaços presenciais, passaram a ser em ambiente virtual com atividades e estudos a distância através de encontros síncronos e assíncronos. Para viabilizar essas atividades diversas estratégias foram utilizadas, como realização dos momentos síncronos através do google meet, plataformas digitais para as atividades assíncronos como youtube e Google Classroom, com variadas metodologias ativas como podcast, estudos de casos, entre outros. Apesar das dificuldades encontradas, avalia-se como positivo o ensino remoto, pois este possibilitou a continuidade das atividades no período em que os encontros presenciais não eram possíveis. No entanto, percebe-se que o ensino remoto, deixou lacunas na aprendizagem que necessita ser compensadas com a retomada do ensino presencial. Dessa forma, acredita-se que o período de ensino remoto, deixará o legado da capacitação dos docentes e discentes quanto as tecnologias educacionais que até então eram pouco difundidas.